TRÊS COMPETIÇÕES NACIONAIS AGITAM O TIRO ESPORTIVO A PARTIR DESTA 4ª FEIRA

Facebook
WhatsApp
Email

O tiro esportivo terá uma semana movimentada a partir desta quarta-feira com a disputa de três competições nacionais: a 50ª edição do Torneio Norte-Nordeste de Carabina / Pistola / Rifle, a 6ª etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato e a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle, que acontecerá paralela ao Norte-Nordeste.

O Torneio Norte-Nordeste é a mais antiga competição nacional de tiro esportivo e será disputada, de quarta-feira a domingo, no estande do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, em São Luís (MA). Organizado pela Federação Maranhense e pela CBTE, o evento já tem mais de 900 inscrições e irá reunir mais de 100 atletas representando os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

“O Norte-Nordeste além de ser o mais antigo, é o maior campeonato em termos regionais por abranger 15 estados participantes. Sempre foi uma competição acirrada, mas muito salutar. Poder realizar a 50ª edição é uma honra para a Federação Maranhense e estamos cuidando de cada detalhe para que essa competição seja inesquecível, a altura de um Jubileu de Ouro”, destaca Wissam Elias Maalouf, presidente da FMTE. “Além disso, será o segundo maior campeonato do ano da CBTE, só perdendo para a final do Brasileiro. Com certeza, vamos ter uma competição de excelente nível técnico e num ambiente agradável e de confraternização, que vai fazer parte da história da Confederação”, acrescenta Wissam.

Já a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle ocorrerá simultaneamente ao Norte-Nordeste nos estados das outras regiões, conforme os locais e horários homologados pela Confederação.

“Os atletas inscritos no Norte-Nordeste irão disputar a prova em São Luís, que vale para o Ranking Qualidade que seleciona a equipe brasileira para as competições internacionais. Os atletas das demais regiões competirão em seus respectivos estados e a pontuação vale para o Ranking Brasileiro da Confederação. No fim do ano teremos o Campeonato Brasileiro que utiliza as duas pontuações, do Norte-Nordeste e de cada etapa”, explica James Walter, diretor técnico de carabina e pistola da CBTE.

Enquanto isso, no Clube de Caça e Tiro de São Paulo, em Santana de Parnaíba, será realizada a 6ª etapa do Campeonato de Excelência de Tiro ao Prato com as disciplinas de Fossa Olímpica e Skeet. Quarta e quinta serão realizados os treinos livres e oficial, respectivamente. A competição está programada da seguinte forma: 50 pratos na sexta-feira, 50 no sábado e 25 pratos mais as finais no domingo.

“É uma prova estratégica porque soma pontos para o Ranking Qualidade da CBTE, que servirá para definir a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no mês de outubro. Serão dois atletas da Fossa Olímpica Masculino, uma da Fossa Olímpica Feminina, um do Skeet Masculino e um do Skeet Feminino. Dessa forma, os melhores do Ranking Qualidade da CBTE após essa etapa serão os representantes do Brasil”, explica Carlos Alberto Costa, diretor de Tiro ao Prato Olímpico da Confederação.

Segundo o dirigente, a etapa terá uma novidade para os competidores do Skeet.

“A pedido do Clube de Caça e Tiro de São Paulo, que tem uma pedana, e pelo número crescente de atletas, a comissão técnica decidiu que o Skeet também será realizado em três dias para um melhor desempenho dos competidores. Na última etapa, em março, tivemos muitos atletas na prova e a competição foi disputada até quase o fim do dia prejudicando um pouco a final dos atletas”, completou.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.