logotipo
CONTATO
Canal da CBTE no Youtube   Fanpage da CBTE no Facebook   Procura no site   Perguntas Frequentes
24/06/2020
Diretorias Técnicas divulgam a previsão de reinício das competições para agosto
imagem
Com objetivo de estabelecer um formato para retorno das atividades esportivas da CBTE, as Diretorias Técnicas estabeleceram alterações no Campeonato Brasileiro 2020 e na maneira como as competições serão abordadas, com retorno previsto para agosto e rankings mantidos inalterados devido as diferentes situações de isolamento impostas pelas autoridades locais de cada cidade e estado.

A CBTE está seguindo, com rigidez, protocolo e orientações do COB - Comitê Olímpico Brasileiro que tem realizado diversas discussões com as Confederações dos diversos esportes com objetivo de encontrar as melhores soluções para o retorno das competições e treinamentos e diminuir o prejuízo e impacto sobre os atletas.

Em face da dificuldade de serem previstos acontecimentos em meio à pandemia, as datas aqui divulgadas estarão sujeitas a alterações e a cancelamentos, em casos adversos que possam surgir no futuro, em um ou mais locais em nosso país.

Confira como ficou, por ora, definida a situação em cada uma das diretorias da CBTE:

EVENTOS REGIONAIS
Todos os eventos regionais, de todas as diretorias, foram definitivamente cancelados.

TIRO AO PRATO OLÍMPICO

Campeonato de Excelência
Serão oferecidos 4 eventos presenciais, entre agosto e novembro, em clubes já definidos. Cada evento terá premiação local e não serão válidos para o Campeonato Brasileiro.

12 a 16 de agosto
Copa Rio Grande do Sul Shotgun 2020 - Caxias do Sul - RS

16 a 20 de setembro
Copa São Paulo Shotgun 2020 - Santana do Parnaíba - SP

14 a 18 de outubro
Copa Paraná Shotgun 2020 - Guarapuava - PR

25 a 29 de novembro
Copa Minas Gerais Shotgun 2020 - Belo Horizonte - MG

O Campeonato Brasileiro 2020 terá lugar no Rio de Janeiro, entre 9 e 13 de dezembro, em paralelo a já tradicional Copa Brasil de Tiro ao Prato, e elegerá os campeões brasileiros, ou seja, a disputa dos campeões em 2020 dependerá exclusivamente do resultado obtido em dezembro, no Rio de Janeiro.

As 4 copas realizadas e o Campeonato Brasileiro terão apoio do Comitê Olímpico de Clubes, e seus resultados farão parte do Campeonato Interclubes da CBTE, nos moldes e regras já divulgados anteriormente.

Campeonato Light (on-line)
Da mesma forma do que será ofertado pelas disciplinas do Excelência, as disciplinas "light" contarão com 4 copas on-line, ou seja, distribuídas normalmente nos diversos locais espalhados em todo o Brasil. Estas copas terão premiação para os 3 melhores resultados obtidos pelos atletas, nas diversas disciplinas, categorias e classes em âmbito nacional. A premiação será enviada após o término da apuração, para o clube onde o atleta participou.

03/08 a 09/08
Copa Afrânio Antonio da Costa de Tiro ao Prato 2020

07/09 a 13/09
Copa Gen Ladário Pereira Telles de Tiro ao Prato 2020

28/09 a 04/10
Copa Gen Oromar Osório de Tiro ao Prato 2020

02/11 a 08/11
Copa Antonio Martins Guimarães de Tiro ao Prato 2020

Com objetivo de facilitar aos clubes a adoção de medidas de segurança e prevenção, o período de execução das provas foi estendido para a semana inteira, cabendo a cada local a distribuição e melhor acomodação de seus atletas durante este período.

TRAP NACIONAL
O Trap continuará com as mesmas datas já publicadas no Calendário da CBTE, tendo as etapas de agosto em diante, convertidas em Copas On-line e sem validade dos resultados para o Campeonato Brasileiro.

Veja como ficaram distribuídas as Copas:

27/08 a 30/08
Copa Humberto Augusto Silva de Trap Nacional 2020

24/09 a 11/10
Copa Cel Ronaldo Marcelo Aldo Martins de Trap Nacional 2020

12/11 a 15/11
Copa Carlos Alberto Sartorelo Vieira de Trap Nacional 2020

Em todas as copas serão premiados com medalhas os atletas que alcançarem os 3 primeiros lugares, em cada disciplina, categoria e classe. As medalhas serão enviadas ao clube onde o atleta participou, após o fechamento de cada evento aos cuidados do delegado local.

O Campeonato Brasileiro de Trap também será definido em uma única etapa presencial a ser disputada entre os dias 17 e 22 de novembro.

CARABINA, PISTOLA E RIFLE
As diretorias das disciplinas de Carabina, Pistola e Rifle, decidiram também substituir as etapas do Campeonato Brasileiro que haviam sido definidas para 2020, e seriam realizadas a partir de agosto, por Copas On-line, como segue, sem validade para o Campeonato Brasileiro:

20/08 a 23/08
Copa Edmar Vianna de Salles de Car/Pst/RF 2020

17/09 a 20/09
Copa Alfredo Lália Filho de Car/Pst/RF 2020

22/10 a 25/10
Copa Alberto Pereira Braga de Car/Pst/RF 2020

12/11 a 15/11
Copa Felipe de Almeida Wu de Car/Pst/RF 2020

Os campeões, tal como nas outras diretorias, serão conhecidos entre os que disputarem o Campeonato Brasileiro, evento que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de novembro. As diretorias técnicas estão estudando como será a melhor forma para realização deste grande evento.

Ranking Qualidade
O Ranking Qualidade do Tiro ao Prato Olímpico e de Carabina e Pistola serão mantidos inalterados, tal como se encontram presentemente, de acordo com o critério de tempo estipulado por cada diretoria em seus regulamentos, até que haja condições mais favoráveis para a retomada dos mesmos.

Realização das Copas e Campeonato Brasileiro
A realização do Campeonato Brasileiro de todas as diretorias, embora definidos acima, podem sofrer alteração. Afinal, não há como prever os desdobramentos desta pandemia do Covid 19, e possíveis restrições que possam ocorrer no futuro por parte das autoridades competentes. Desta forma solicitamos a todos que aguardem mais um pouco antes de adquirirem suas passagens aéreas ou reservarem os hotéis para estes eventos. Acreditamos que daqui a algum tempo teremos um melhor panorama para ratificar a nossa decisão.

Protocolo da Retomada
A CBTE, é claro, está coordenando esta retomada das atividades no esporte, mas irá orientar a todos os Clubes e Federações no sentido de termos uma volta segura às atividades esportivas. Em breve divulgaremos um documento com todo o protocolo a ser seguido pelas entidades que oferecerão nossos eventos.

Todas as medidas preparadas visam a melhor forma de retomada do esporte de forma gradual e responsável. As diretorias e a presidência da CBTE estão se empenhando muito para trazer, dentro deste cenário adverso, as melhores opções para todos.

Programa Bolsa Atleta
As regras para definição dos critérios de indicação para o Programa Bolsa Atleta serão revistas e informadas assim que obtenhamos uma posição dos órgãos competentes.

Homenagem
As copas criadas no Prato Light e no Trap carregam o nome de ex-presidentes da CBTE já falecidos e que ajudaram a instituição em tantos outros momentos difíceis, e, as da Car/Pst/RF, fazem diversas homenagens: Ao Sr Edmar por ser o atleta mais antigo da CBTE ainda em atividade; a Alfredo Lália como representante dos árbitros, sendo ele hoje respeitado internacionalmente por sua carreira junto a ISSF; Alberto Pereira Braga, o número 1 da CBTE, e uma unanimidade entre aqueles que o conheceram como atleta e dirigente de nossa entidade; e Felipe Wu que conquistou para o Brasil a prata nos Jogos Olímpicos 2016.
por: CBTE