logotipo
CONTATO
Canal da CBTE no Youtube   Fanpage da CBTE no Facebook   Procura no site   Perguntas Frequentes
28/01/2017
Considerações sobre o Tiro ao Prato Olímpico para 2017
Iremos iniciar o Campeonato Brasileiro de 2017 e diante disso é muito importante que todos se interem sobre nossas atividades.

Regulamento Geral
É muito importante estar totalmente à par de nosso regulamento, que é o mesmo de 2016 e está disponível em nosso site.

Nesse ano teremos a presença de árbitros oficiais desde o dia dos treinos nas disciplinas de Fossa Olímpica e Skeet. Eles irão realizar na sexta-feira e no sábado a conferência de armas e vestimentas. Os árbitros serão os administradores da pedana, aplicando todas as regras internacionais da disciplina, principalmente quanto a questão de segurança e comportamento, não sendo permitida qualquer interferência externa por parte de atletas ou técnicos.

Em relação a vestimenta, a Comissão Técnica decidiu o que se segue:

a) Será proibido o uso de roupas camufladas, sendo válido para qualquer peça: boné, camiseta, calça, calçado etc;

b) Proibido sapatos abertos e sandálias;

c) Não haverá proibição de jeans ou limitação a qualquer tipo de tecido;

d) Não haverá limitação a qualquer tipo de colete, marcas ou patrocinadores, será proibida somente qualquer inscrição de natureza política ou que contrarie o bom senso;

e) Não será permito o uso de roupas rasgadas ou desfiadas;

f) Obrigatório a utilização de BIB Number;

g) As Medidas para bermudas, camisetas serão de acordo com as regras da ISSF , item 9.12.1 , ou seja, Bermudas, short ou saia, não podendo ser mais curto que 15 cm do CENTRO do Joelho . Camisas ou camisetas com menos de 10 cm de mangas ou sem mangas estão proibidas;

h) Obrigatório uso de óculos e protetor auricular;

Informamos também e pedimos a participação de todos os atletas no Congresso Técnico que irá ocorrer em todas as etapas sedes na sexta-feira, às 16:00 horas. Nesse Congresso é que será decidido o horário de inicio da competição, formação da juria, bem como todos os aspectos relativos à competição, sobrepondo qualquer outro tipo de informação antes divulgada, ou seja, o Congresso Técnico é soberano sobre qualquer outro tipo de informação.

O atleta ou técnico que se sentir prejudicado na competição, por qualquer motivo, deverá, 30 minutos após o ocorrido, entrar com protesto escrito, endereçado a Juria da prova, informando o ocorrido e requerendo o que achar de direito, sob pena de preclusão. A comissão, irá se reunir, para decidir caso a caso, ou todos juntos.

Planejamento Técnico 2017
A partir de 2017, conforme nosso planejamento, iremos investir nos atletas respeitando a meritocracia, com isso criamos os níveis de I a IV, de acordo com a performance do atleta nas provas presenciais, tendo como base o ranking qualidade.

Antes de cada etapa presencial, iremos realizar clinicas de Fossa Olímpica e Skeet . Essas clinicas serão direcionadas a todos os atletas que estejam em dia com a Confederação, com ênfase aos juniores e damas, em parceria com os clubes da região da sede presencial. Essas clinicas serão realizadas da sexta-feira da semana anterior da etapa, indo até a quarta-feira da semana da etapa. Na quinta-feira o técnico estará à disposição dos atletas da Fossa Olímpica e na sexta-feira aos atletas do Skeet.

Continuaremos com a promoção QUEBROU GANHOU!, ou seja, o atleta que conseguir, na sede presencial, o resultado igual ou maior do que o índice de sua disciplina, receberá, na etapa seguinte, a inscrição da competição, 250 cartuchos e material publicitário da promoção (boné e bib number diferenciado).

A Equipe Brasileira, conforme orçamento reservado para tal, irá participar das seguintes competições internacionais:

World Cup Nova Dheli
World Cup Acapulco
World Cup Lanarca
Copa Moscou
ISSF World Championship Moscou
ISSF World Championship Junior
Copa Sulamericana (sem local e data definidos)
Camp Training ITA (Copa Perazzi)

Sobre essas competições, os atletas convocados para compor a Equipe Brasileira e que, por motivos de programação da viagem, não puder participar da(s) etapa(s) sedes presenciais e, para não ter prejuízo em seu ranking qualidade, terá incluído em seu ranking qualidade, geral e do Brasileiro o resultado da competição internacional em substituição da etapa nacional que não participou por motivos da viagem.

Sobre o Camp Training na Itália, iremos realizar, juntamente com o atleta Roberto Schmits, uma excursão de atletas brasileiros para participação nas competições que irão ocorrer no clube de tiro Conca Verde, em Lonato-Italia, nos dias 13 e 14 de julho, para as seguintes competições:

13/07 - Daniele Perazzi Chalenge 2017
14/07 - Vº Gran Mondiale Perazzi

Essa viagem terá a programação de aproximadamente 10 dias e terá inclusa as visitas nas fabricas de armas (Perazzi e Beretta) e coronhas, acompanhamento técnico da Confederação, entrada de armas, traslados etc. Os detalhes do pacote serão fornecidos mais adiante para os atletas brasileiros de Fossa Olímpica.

Juniores
Iremos realizar, a partir desse ano, um trabalho especifico com os atletas Juniores. Isso inclui clinicas de tiro, acompanhamento nas competições nacionais e investimentos, quando possível, em competições internacionais que são: Campeonato Mundial que ocorrerá de 16 a 20 de agosto, na cidade de Porpetto, Itália, Word Championship Moscou r Copa Sulamericana, todos esses visando a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude que ocorrerá no ano de 2018, de 1 a 12 de outubro.

Campeonato Regional
Será um campeonato paralelo ao Brasileiro com intuito de fomentar a competição nas regiões brasileiras. Em resumo, o atleta poderá participar do Campeonato Regional e Brasileiro apenas em sua região, diminuindo os custos com as viagens e, caso seja campeão ou vice-campeão na final que ocorrerá em São Paulo, terá direito a participar de uma copa sulamericana, no ano subsequente, fazendo parte da Equipe Brasileira e disputando o Bolsa Atleta Internacional.

Cada região tem seu regulamento, onde definirão os seus campeões que, na final, irão disputar entre si o Super Campeão Regional. Mais detalhes, no regulamento da competição que será publicado em breve.

Este campeonato estará em fase experimental, e poderá ter mudanças em seu formato, mas nossa intenção é consolidar sua importância e a poder utilizá-lo, no futuro, para fins de Ranking Qualidade, dependendo da adesão dos atletas.


Ailton Patriota
Diretor Técnico Tiro ao Prato Olímpico
por: CBTE