Pesquisar
Close this search box.

SELETIVA OLÍMPICA NO RIO DE JANEIRO GARANTE 16 VAGAS PARA OS JOGOS DE PARIS 2024

Facebook
WhatsApp
Email

Ole Martin Halvorsen (Noruega) e Michael Bargeron (Grã-Bretanha), na Carabina 3 Posições Masculino; Emely Jaeggi (Suíça) e Aleksandra Pietruk (Polônia); e Jean Quiquampoix (França) e Keith Sanderson (Estados Unidos). Esses são os seis últimos dos 16 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 na ISSF Final Olympic Qualification Champioship Rifle / Pistol, no Rio de Janeiro. A competição foi disputada durante nove dias no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE) e teve a presença de 466 atletas de 75 países representando os cinco continentes: América, África, Ásia, Europa e Oceania. As finais foram transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Time Brasil, da ISSF e do NSPORTS.

Na Carabina 3 Posições 50m Masculino, a medalha de ouro foi para o finlandês Aleksi Leppa, que marcou 461.9 pontos contra 459.9pts do tcheco Jiri Privratsky, medalha de prata. Os dois já estavam classificados para Paris. O bronze e a vaga olímpica ficou com o norueguês Ole Martin Halvorsen. A outra vaga para Paris é do sétimo colocado Michael Bargeron, da Grã-Bretanha, já que os atletas do quarto ao sexto lugares também já tinham assegurada suas classificações.

A norueguesa Jeannette Hegg Duestad, já classificada para Paris, faturou a medalha de ouro na Carabina 3 Posições Feminino por apenas três décimos: 462.9pts contra 462.6pts de Emely Jaeggi, da Suíça. A jovem atleta de apenas 15 anos assegurou a vaga olímpica, assim como a polonesa Aleksandra Pietruk, quarta colocada. A medalha de bronze ficou com a suíça Chiara Leone, que precisava superar sua compatriota Emely para ficar com a vaga.

A última prova da competição, a Pistola Tiro Rápido 25m Masculino, foi decidida na última série por dois atletas classificados para os Jogos: o tcheco Martin Podhrasky e o francês Clement Bessaguet. Depois de dois empates em 28 a 28 e 31 a 31, o tcheco acertou os cinco tiros da nova série de shoot-off contra dois do francês e fechou em 36 a 33. Ouro para Podhrasky, prata para Clement, e bronze para o francês Jean Quiquampoix, que garantiu a presença em Paris juntamente com o americano Keith Sanderson.

Noruega lidera quadro de medalhas

No último dia de competição, a Noruega superou a França no quadro de medalhas com o ouro de Jeannette Duestadna na Carabina 3 Posições. Os noruegueses ficaram em primeiro lugar com duas de ouro, uma de prata e duas de bronze (cinco no total). Os franceses terminaram em segundo com uma de ouro, quatro de prata e uma de bronze (6). A República Tcheca finalizou em terceiro, com uma de ouro e uma de prata (2). Alemanha e Itália dividiram a quarta posição, com uma de ouro e uma de bronze (2).

Os 75 países inscritos

Afeganistão, Alemanha, Argélia, Argentina, Arábia Saudita, Armênia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bangladesch, Barbados, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Bulgária, Canadá, Catar, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coreia, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Georgia, Grã-Bretanha, Grécia, Hong-Kong, Hungria, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Kuwait, Letônia, Lituânia, Malásia, Malta, México, Mongólia, Nigéria, Noruega, Omã, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Quênia, Quirguitão, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Sri Lanca, Suécia, Suíça, Tailândia, Taipé, Turquia, Ucrânia, Uzbequistão, Venezuela e Vietnã.

A ISSF Final Olympic Qualification Championship Rifle / Pistol tem a organização da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) em parceria com o Ministério do Esporte, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Exército Brasileiro, da Federação Internacional de Esportes de Tiro (ISSF), da Taurus Armas e da Connect Turismo.

Foto: Carol Bittencourt

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.