A Seleção Brasileira de TRAP Nacional – CBTE mostrou precisão e união no 125º Grand American World Trapshooting Championship, disputado em Sparta, nos Estados Unidos. Durante onze dias de competição, a equipe nacional conquistou sete troféus, escores perfeitos e ótimas pontuações em todos os eventos. Para alcançar esse desempenho, Ary Denti. Aline Couto, Luciana Denti, Marcos Cazarotto, Matheus Bortolozzo e Murilo Nicolli tiveram muita concentração e controle emocional.
Com um feito inédito em Sparta, o gaúcho Ary Denti foi o campeão da Classe B no Wenig Doubles Class Championship, terceiro colocado na Classe AA do Sterling Cut Glass Singles, com direito ao escore perfeito (100/100pts) e sexto colocado no geral do evento Krieghoff 100 Handicap.
“Muito feliz em minha terceira participação pela seleção da CBTE. Esse ano consegui um feito que até hoje não tinha sido alcançado por nenhum brasileiro: conquistar um troféu no Single, no Double e no Handicap numa mesma edição. Fico ainda mais feliz por ser meu primeiro troféu no Double, com a marca de 99/100pts, e no Handicap (98/100pts), que é uma modalidade que não tem no Brasil. É sempre uma emoção representar o Brasil no Grand American e é maior ainda por estar defendendo a CBTE e poder fazer ótimos resultados”, afirma Ary, que participou do Grand American pela sétima vez.
Primeira colocada no Campeonato Brasileiro TRAP Nacional Double – Dama, Luciana Denti, também competiu pela sétima vez no Grand American. A gaúcha ressaltou que todas as provas foram importantes porque estava representando o Brasil e pela terceira vez a CBTE.
“Esse ano não consegui nenhuma premiação, mas levo uma experiência ainda maior desse esporte que eu amo e me dedico tanto. Sabemos que estamos em uma competição, mas valorizamos muito a amizade, o companheirismo e o respeito por todos. E no meu caso que não obtive os resultados que tanto queria, fiquei muito feliz com os resultados e conquistas do Ary”.
O baiano Matheus Bortolozzo ganhou o troféu pelo terceiro lugar na Classe AAA no ATA World Clay Target Championship – 200 Singles By: Browning, com 200/200 pontos, e também cravou 100/100pts no NRA Singles.
“É simplesmente gratificante saber que tudo o que fiz de preparação e técnica deu certo para a prova. Sentimento de dever cumprido. É o sonho de qualquer atleta do TRAP chegar ao campeonato mundial e fazer o escore perfeito e estar entre os melhores. Estava muito inspirado no dia e consegui controlar muito bem a minha cabeça tiro a tiro. Logicamente nos últimos cinco tiros para fechar o 200 o coração bateu mais forte. Porém, com muito foco e concentração, deu tudo certo e a comemoração foi enorme”, relatou Matheus, que participou pela quarta vez do Grand American e a segunda consecutiva pela CBTE.
Campeão da Classe A do Winchester Super 500 Singles, terceiro colocado no Sterling Cut Glass Singles e um total de 888/900pts. Essa foi a campanha do gaúcho Marcos Cazarotto.
“Foi a minha primeira participação no Grand American e guardo comigo uma das melhores experiências do tiro esportivo. Sai orgulhoso pelos resultados obtidos e troféus conquistados, especialmente o Winchester Super 500 com 495 acertos. Também muito orgulhoso por defender e colaborar com a equipe brasileira de Tiro ao Prato da qual faço um agradecimento especial pela oportunidade. Agradeço a todos os colegas de trabalho que, com todo emprenho e dedicação, me permitiram ficar ausente pelo tempo necessário. Um agradecimento muito especial a família que é minha base e está sempre ao meu lado. Obrigado CBTE pela oportunidade”.
Ao lado do marido Marcelo Couto, Aline Couto foi a campeã do Winchester AA Class Singles Championship – 200 Singles (Husband and Wife), com 396/400pts.
“Disputar o Grand American é sempre uma honra porque é o sonho de todo atleta do TRAP. Essa é a primeira terceira participação no campeonato. A primeira foi em 2019 e a segunda em 2023. De volta ao Brasil já começo a preparação para 2025”, disse a atleta que está na liderança do Campeonato Brasileiro TRAP Nacional TOP 200 – Dama e em segundo no TOP 100 – Dama.
Já o mato-grossense Murilo Nicolli disputou a competição pela terceira vez e a segunda defendendo a CBTE. A primeira foi em 2022 quando foi campeão do Kubota Dougles – Classe B.
“Poder participar novamente do Grand American integrando a equipe da CBTE pra mim foi uma honra. Esse evento mundial é o sonho de todo atleta de Tiro ao Prato no Brasil e conhecer aquele local é fantástico. Estivemos reunidos com muitos amigos e foram momentos mágicos. Consegui fazer bons resultados, mas na categoria que fui reclassificado, a Triple A no Single e no Duplo, precisava ter atirado dois pratos mais”, explica Murilo. “Terminei minhas provas com média de 98.6, 98.7, o que não foi suficiente para conseguir o título. Mas estou satisfeito porque obtiver bons resultados, cravei um 100. Também tive perto de três 100 marcando 99 e errando no finalzinho faltando poucos pratos para terminar a prova. Agradeço mais uma vez a diretoria da CBTE pela valorização do atleta, pelo apoio em relação ao Grand American e na questão do Bolsa Atleta”.