A Seleção Brasileira da CBTE de Carabina, Pistola e Prato embarca, nesta sexta-feira, às 7h40 de Brasília, para a disputa dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, no Paraguai. A equipe nacional estreia na competição no próximo domingo (dia 9), às 9h, no Polígono de Tiro do Comitê Olímpico Paraguaio. Para o ODESUR, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) disponibilizou oito vagas para Carabina e Pistola e cinco para o Prato. Os 13 atletas foram escolhidos conforme o Ranking Qualidade e o Regulamento Geral e Planejamento Técnico. O presidente da CBTE, Jodson Edington, acompanha a delegação em Assunção.
Um dos destaques da equipe brasileira em Assunção é o paulista Felipe Wu, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014. Já o paulista Emerson Duarte vai em busca do tricampeonato na prova da Pistola de Tiro Rápido, já que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Santiago 2014 e de Cochabamba 2018. A gaúcha Georgia Furquim, ouro no Skeet Feminino em 2018, vai brigar pelo bicampeonato da prova.
Nas duas últimas edições dos Jogos Sul-Americanos, a Seleção Brasileira da CBTE conquistou 19 medalhas: seis de ouro, seis de prata e sete de bronze. Em 2014, foram 11 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze), enquanto em 2014, foram oito (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze).
Seleção Brasileira da CBTE
Pistola
Ana Luiza Ferrão – Pistola 25m
Cibele Breide – Pistola de Ar e Pistola 25m
Emerson Duarte – Pistola de Tiro Rápido
Felipe Wu – Pistola de Ar e Pistola de Tiro Rápido
Philipe Chateaubrian – Pistola de Ar
Felipe Wu e Cibele Breide – Pistola de Ar Mista
Carabina
Eduardo Sampaio – Carabina 3 Posições
Geovana Meyer – Carabina 3 Posições e Carabina de Ar
Leonardo Vagner – Carabina 3 Posições e Carabina de Ar
Leonardo Vagner e Geovana Meyer – Carabina de Ar Mista
Fossa Olímpica
Hussein Daruich, Jaison Santin e Priscila Macêdo
Skeet
Roberth Vieira e Georgia Furquim
Chefe de delegação: James Lowry
Técnicos: Ary Venturinelli e Ricardo Miguel