SEGUNDO EVENTO ON-LINE DO ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO DO TIRO ESPORTIVO

Facebook
WhatsApp
Email

“A saúde do atleta do tiro esportivo” foi o tema do segundo evento on-line do I Encontro de Desenvolvimento do Tiro Esportivo realizado, nesta segunda-feira, numa parceria da CBTE com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Durante duas horas profissionais do Laboratório Olímpico Brasileiro abordaram diversos assuntos como a “Medicina esportiva” e “A importância do sono” (Dra. Lara Ramalho), “Fisioterapia e prevenção de lesões” (Ronaldo Aguiar), “A contribuição da nutrição para o tiro esportivo” (Dra. Renata Parra), “Psicologia e preparação mental dos atletas” (Eduardo Cillo) e “Bioquímica e o rendimento dos atletas” (Flávio Ignácio Bachini).

“Quando a gente tem sede já está mais ou menos com 2% do nosso peso desidratado. Por isso, é importante ter o costume de beber água sem sentir sede porque a água ajuda na hidratação das articulações, na questão da massa muscular, já que 75% da nossa musculatura é composta por água. Além disso, a hidratação é superimportante para prevenir lesão. Também devemos ter cuidado com o uso de suplementos ou até alimentos estimulantes, seja bebida energética ou excesso de cafeína ou substâncias que relaxem demais”, explicou a Dra. Renata Parra.

Segundo a Dra. Lara Ramalho, o sono é essencial para o rendimento do atleta no dia seguinte, seja no treinamento ou na competição. Mas também existe o fator alimentação para garantir uma boa noite de sono.

“É importante jantar mais cedo do que muitas vezes as dez da noite e dormir uma hora depois. Ao contrário do que muitos acham que o álcool é bom, que induz o sono, ele pode ajudar a inibir e prejudicar o sono. Muitos gostam de beber um cafezinho ou café com leite antes de dormir. Isso vai inibir ou prejudicar a progressão do sono. Também existem alimentos que possuem cafeína como o mate, a Coca-Cola, o chocolate, por exemplo, que devem ser evitados à noite e podem ser trazidos para o fim da tarde. Muitas vezes vamos pra cama, mexemos no celular, assistimos tevê ou ficamos virando de um lado pro outro. Isso na verdade aumenta a ansiedade de querer dormir. Então a gente fala que a cama é feita pra dormir, ou seja, ir pra cama quando for dormir”, destacou a médica.

O terceiro e último encontro on-line desta primeira edição será realizado na próxima segunda-feira (dia 15), das 19h às 20h30.

Programação:

– Encontro 3
A Performance do Atleta de Tiro Esportivo
Data e horário: 15 de agosto das 19h às 20h30
Conteúdos:
– Preparação Física – Josué Moraes
– Fisiologia – Matheus Haussen
– Biomecânica – Franklin Camargo
– Coaching – Antônio Carlos Moreno
– Tira Dúvidas

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.