ROGÉRIO SAMPAIO SERÁ O CHEFE DA MISSÃO BRASILEIRA NO PAN DE SANTIAGO 2023

Facebook
WhatsApp
Email

A sete meses dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô em Barcelona 1992 e Diretor-Geral da entidade, como Chefe de Missão do Brasil na maior competição esportiva do continente, que será realizada de 20 de outubro a 5 de novembro.

Com uma enorme vivência como atleta, treinador e gestor, Rogério terá, aos 55 anos, a oportunidade de viver uma nova experiência em sua vasta carreira dedicada ao esporte.

“Fico extremamente honrado com o convite feito pelo Presidente Paulo Wanderley e agora vou trabalhar com afinco para que nenhum detalhe passe despercebido na preparação dos atletas. Os Jogos Pan-Americanos de Santiago serão o grande evento multiesportivo para o Comitê Olímpico do Brasil em 2023 e a responsabilidade é enorme, mas estamos confiantes de que vamos no caminho certo”, disse.

Rogério começou a vida esportiva aos quatro anos, quando começou a praticar judô em Santos, sua cidade natal. Já com títulos sul-americanos e pan-americanos no currículo, ficou muito perto de se classificar para os Jogos Olímpicos Seul 1988, mas não levou a vaga. Na seletiva seguinte, quatro anos mais tarde, deu a volta por cima e garantiu seu lugar na equipe brasileira. Em Barcelona 1992, venceu cinco adversários, entre os quais o então campeão mundial, o alemão Udo Quellmalz, e se sagrou campeão olímpico.

Na temporada seguinte, subiu de categoria de peso e conquistou o bronze no Campeonato Mundial de Hamilton, no Canadá.

“Meu compromisso é transferir o que aprendi nos tatames e na gestão para a liderança de uma delegação incrivelmente dedicada e capaz como a que teremos em Santiago. Além disso, é uma etapa importante no ajuste final para os Jogos Olímpicos Paris 2024, que serão realizados menos de dez meses depois do término do Pan”, complementou o Diretor-Geral do COB.

Depois da aposentadoria como atleta, além de treinador e comentarista, seguiu na gestão esportiva. Foi Diretor-Presidente da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes), coordenador de Gestão de Esporte de Alto Rendimento da Prefeitura de São Paulo, Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) do Ministério do Esporte. Desde 2018 é Diretor-Geral do COB, tendo atuado diretamente na preparação da delegação para os desempenhos históricos nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 e nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“Ter um campeão olímpico como Chefe de Missão é de muita relevância para o COB, assim como para os atletas da delegação. Rogério já viveu todos os lados do esporte olímpico e, com certeza, tem muito a contribuir na organização da equipe brasileira para o Pan de Santiago. Desejamos toda a sorte ao Rogério no desafio de liderar uma delegação com mais de 600 atletas e um total de cerca de 1.000 pessoas”, afirmou o Presidente Paulo Wanderley.

Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 serão disputados de 20 de outubro e 5 de novembro, em 26 áreas de competição espalhadas por quatro regiões do país: Metropolitana Valparaíso, O’Higgins e Biobío. A expectativa é que a competição, a maior da história do Chile, reúna 7.000 atletas de 41 países, disputando 39 modalidades. O megaevento continental terá 33 das 60 disciplinas como classificatórias para Paris 2024, sendo 21 de maneira direta e outras 12 distribuirão pontos para rankings olímpicos ou valerão marcas necessárias à classificação.

O Brasil tem como objetivos garantir o maior número de vagas nos próximos Jogos Olímpicos e repetir o desempenho histórico de Lima 2019. Nos últimos Jogos Pan-Americanos, o Brasil quebrou os recordes de medalhas de ouro (54) e do total de pódios (169), repetindo o desempenho da edição São Paulo 1963, quando terminou o evento no segundo lugar do quadro geral de medalhas, atrás somente dos Estados Unidos.

Foto: William Lucas/COB

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.