Pelo segundo ano consecutivo, a ISSF World Cup Rio de Janeiro Rifle / Pistol foi disputada no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro, Zona Norte do Rio de Janeiro. Como em 2022, a competição internacional reuniu alguns dos melhores atletas do tiro esportivo mundial, inclusive medalhistas olímpicos, campeões mundiais e classificados para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Ao todo foram 323 atletas representando 43 países de três continentes: América, Ásia e Europa. A Equipe Brasileira – CBTE foi representada por 23 atletas, sendo 12 homens e 11 mulheres.
“A parceria com o Ministério do Esporte, somado ao apoio do Comitê Olímpico do Brasil, do Exército Brasileiro, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e da Via Connect Viagens e Turismo comprovam a confiança que todos têm na CBTE e no nosso trabalho. Com certeza, é um marco para a minha administração e para a Confederação”, destacou o presidente da CBTE, Jodson Edington.
A ISSF World Cup Rio de Janeiro teve a presença do presidente da Federação Internacional (ISSF), Luciano Rossi; do vice-presidente do COB, Marco La Porta; do diretor de esportes de Alta Performance do COB, Ney Wilson Pereira; da Subsecretária Executiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Anna Laura Valente Secco; do Comandante do Destacamento Desportivo da Vila Militar, Coronel Da Rosa; do diretor comercial & marketing da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), Paulo Ricardo Gomes; além de atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e membros do júri.
“Tivemos a oportunidade de mostrar mais uma vez a nossa capacidade técnica e a estrutura física das instalações do CMTE. Também comprovamos que temos recursos humanos para, junto com a equipe da ISSF, realizar outras competições internacionais como a ISSF Final Olympic Quaification Championship Rifle / Pistol no próximo mês de abril, última classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris”, comemora o dirigente, ressaltando ainda a excelente cobertura da mídia e a transmissão ao vivo das finais da competição no canal do Time Brasil no YouTube.
A Itália terminou na liderança no quadro de medalhas com duas de ouro e uma de bronze (três no geral). A China, que teve a maior delegação, ficou em segundo com uma de ouro, quatro de prata e três de bronze (oito no total). Em terceiro ficaram Hungria e Noruega, ambas com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze (três). França, Alemanha e Indonésia dividiram a quinta colocação, com uma de ouro e uma de prata (dois).
Fotos: Carol Bittencourt