RETROSPECTIVA 2022: TIME BRASIL CBTE CONQUISTA 12 MEDALHAS NO ODESUR

Facebook
WhatsApp
Email

No mês de outubro, o Time Brasil CBTE participou dos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Depois de cinco dias de competição, a equipe nacional conquistou um total de 12 medalhas: duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. Com o primeiro lugar na Pistola de Tiro Rápido 25m e na Carabina 3 Posições 50m, o Brasil garantiu a vaga nessas duas provas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

A primeira medalha de ouro do Time Brasil CBTE foi conquistada pelo paulista Emerson Duarte na Pistola de Tiro Rápido 25m, com direito a dobradinha de Felipe Wu, que garantiu a medalha de prata. Além da vaga brasileira para o Pan 2023, Duarte assegurou o tricampeonato na prova, já que foi ouro nos Jogos Santiago 2014 e de Cochabamba 2018.

A segunda medalha de ouro foi da paranaense Geovana Meyer na Carabina 3 Posições 50m, com direito a novo recorde sul-americano (586 pontos). Na final, a brasileira ganhou da venezuelana Dillana Mendez por 16 a seis. Geovana já havia ganho duas medalhas de bronze em Assunção: na Carabina de Ar e na Carabina de Ar Misto, com Leonardo Vagner.

Em Assunção, por conta de um pedido da organização dos Jogos, a delegação brasileira precisou ser reduzida e a CBTE foi representada por 13 atletas. Dessa forma, não pode levar sua equipe completa e não disputou várias provas.

“Mesmo assim conseguimos uma campanha superior no total de medalhas em relação à 2014 e 2018. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas ainda temos muito o que melhorar e fazer. Aproveito para fazer um agradecimento ao COB pelo apoio à nossa preparação e viagem. Tivemos à disposição uma infraestrutura maravilhosa no hotel, tanto na parte médica como de alimentação e logística. Uma equipe profissional e dedicada 24 horas. E, é claro, o meu muito obrigado aos nossos atletas, ao diretor James Lowry e aos técnicos Ary Venturinelli e Ricardo Miguel”, destacou Jodson Edington, presidente da CBTE.

Nas duas últimas edições dos Jogos Sul-Americanos, a Seleção Brasileira da CBTE conquistou 19 medalhas: seis de ouro, seis de prata e sete de bronze. Em 2014, foram 11 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze), enquanto em 2014, foram oito (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze).

Jodson assume presidência da CST

No dia 8 de outubro, o presidente da CBTE, Jodson Edington, foi eleito o novo presidente da Confederação Sul-Americana de Tiro (CST). A cerimônia de posse foi realizada na Assembleia da entidade no Parque Olímpico Paraguaio, durante os Jogos Sul-Americanos. Também passa a fazer parte da diretoria como Secretário Geral, Wissam Maalouf, que é o diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE.

As 12 medalhas do Brasil no ODESUR 2022

Medalhas de ouro
– Carabina 3 Posições 50m: Geovana Meyer
– Pistola de Tiro Rápido 25m: Emerson Duarte

Medalhas de prata
– Pistola de Ar: Felipe Wu
– Pistola de Tiro Rápido: Felipe Wu
– Carabina 3 Posições 50m: Leonardo Vagner
– Pistola 25m Feminino: Cibele Breide
– Fossa Olímpica Feminino: Priscila Macêdo

Medalhas de bronze
– Skeet Misto: Georgia Furquim e Roberth Vieira
– Skeet Feminino: Georgia Furquim
– Pistola de Ar: Cibele Breide
– Carabina de Ar Misto: Geovana Meyer e Leonardo Vagner
– Carabina de Ar: Geovana Meyer

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.