A temporada nacional do calendário de 2024 da CBTE começa em janeiro com a 1ª etapa on-line do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato Light; o 1º Treinamento Olímpico de Carabina e Pistola, no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), no Rio de Janeiro; e o Grand Prix Estado de Alagoas. Mas a principal competição do calendário da Confederação no país no próximo ano é a ISSF Final Olympic Qualification Championship Rifle / Pistol, de 11 a 19 de abril, no CMTE. O evento internacional definirá as últimas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, no mês de julho.
“Com certeza a Confederação continua trabalhando bastante para que possamos conquistar mais vagas e sempre buscando melhorar as condições técnicas dos atletas. É importante destacar que a realização desse importante evento no Brasil demonstra a credibilidade e a confiança da ISSF no trabalho realizado pela CBTE e com o Comitê Olímpico do Brasil”, explica o presidente da CBTE, Jodson Edington. “Ainda temos muitos assuntos para tratar com o Ministério do Esporte envolvendo o Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro, que tem que autorizar e contribuir com o CMTE, que faz parte do legado olímpico e esse termo de cooperação que existe”, completa o dirigente.
Segundo Jodson, a primeira meta a ser cumprida é fazer com que os atletas brasileiros tenham mais condições de brigar pelas vagas olímpicas.
“Isso tudo envolve o pessoal administrativo, técnico, profissionais da equipe interdisciplinar e do Centro de Treinamento do COB, que já está colaborando com os atletas da nossa equipe. Um agradecimento especial ao COB por essa parceria e apoio. Como já temos uma vaga para a Olimpíada, depois vamos iniciar a preparação mais forte para conquistar uma medalha nos Jogos”.
Ainda no calendário internacional, destaque para o Campeonato das Américas de Santo Domingo, na República Dominicana, de 27 de fevereiro a 9 de março; e o Campeonato das Américas de Buenos Aires, na Argentina, de 31 de março a 7 de abril. Os dois eventos também servirão como seletiva para a Olimpíada de Paris. De 31 de julho a 10 de agosto, a Equipe CBTE de TRAP Nacional participa do 125º Grand American World Trapshooting Championship, em Sparta, nos Estados Unidos.
Já no calendário nacional, de janeiro a novembro, o tiro esportivo brasileiro terá competições nas cinco regiões – em 23 estados e no Distrito Federal. Além das etapas dos Campeonatos Brasileiros de Carabina, Pistola e Rifle, Tiro ao Prato Light e Olímpico – Fossa e Skeet, TRAP Nacional e Carabina Field Target, serão realizadas as Regionais Centro-Oeste, Norte/Nordeste, Sudeste e Sul, além das Semanas de Treinamentos, Provas Centralizadas e cursos técnicos entre outros. As etapas finais dos Campeonatos Brasileiros estão programadas para o mês de novembro.
O presidente Jodson deseja a todos um Feliz Natal e um fim de ano com muita alegria, paz e saúde. E aos atletas, muito treinamento pensando em começar o ano, a parir do dia 2 de janeiro, com um treinamento forte, pensando em toda a sua preparação em busca da vaga olímpica porque sem esforço, sem sacrifício, sem dedicação, sem muito empenho, com certeza isso não acontecerá.