PROVA COMEMORATIVA HOMENAGEARÁ CONQUISTA DAS PRIMEIRAS MEDALHAS E DARÁ 10 REVÓLVERES PARA OS PRIMEIROS COLOCADOS

Facebook
WhatsApp
Email

A CBTE promoverá a prova comemorativa pelos 100 anos da Conquista das Primeiras Medalhas Olímpicas do Brasil. A prova irá ocorrer durante o Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola, Rifle e Tiro ao Prato 2020, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 13 de dezembro, e será uma simulação do que ocorreu em 1920 na Antuérpia, com a repetição em detalhes das condições e regras daquela época.

Tudo começou com uma extensa pesquisa feita por vários membros da CBTE, numa busca incansável pelos detalhes daquela época. Muito material foi reunido, fotos e relatos colhidos de nosso historiador Eduardo Ferreira, inclusive os contidos em seu livro “Manual de Organização de Provas de Tiro”. Mas tudo realmente ficou claro, quando através de nosso atleta, Cássio Rippel, que também é membro da Comissão de Atletas da ISSF, que entrou em contato com o Comitê Olímpico Internacional, COI, que tem uma seção histórica, onde achamos o Programa da Prova “Army Pistol and Revolver”, da qual o Tenente Guilherme Paraense participou e onde conquistou a medalha de ouro no individual.

No mesmo Jogos Olímpicos o Brasil também conquistou a medalha de bronze por equipe na Pistola 50m com Guilherme Paraense, Afrânio Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade, e a prata no individual na Pistola Livre 60 tiros por Afrânio, que foi de fato a primeira medalha olímpica conquistada pelo Brasil.

A prova comemorativa terá o alvo a uma distância de 30 metros, onde serão disparados 5 séries de 6 tiros, totalizando 30 tiros de prova. As inscrições serão feitas no próprio Centro Militar de Tiro Esportivo, com turmas marcadas pela ordem de chegada, com limite de 130 atletas participantes (cabendo apenas uma participação por cada pessoa). Os interessados deverão procurar a secretaria da competição e pagar uma inscrição no valor de R$ 100,00.

O alvo será uma réplica do utilizado na Antuérpia e oferecido pela LCL Alvos. Os atletas irão participar usando os equipamentos também similares aos daquela época, ofertados pela Taurus, os revólveres TA 86 no calibre 38 SPL e munição fornecida pela Companhia Brasileira de Cartuchos.

E além de poder viver um pouquinho da emoção que certamente dominou nossos atletas em 1920, neste mergulho histórico, os participantes da prova comemorativa receberão como premiação os 10 revólveres que serão utilizados. Os agraciados serão os atletas que obtiverem os 10 melhores resultados.

Clique aqui para ver o Regulamento da Prova

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.