PROVA COMEMORATIVA DA CONQUISTA DAS PRIMEIRAS MEDALHAS OLÍMPICAS AGITA O CAMPEONATO BRASILEIRO

Facebook
WhatsApp
Email

Desde a última terça-feira, dia 8 de dezembro, o CMTE (Centro Militar de Tiro Esportivo), no Rio de Janeiro, recebe a 51ª edição do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. O evento marca uma data muito representativa do esporte brasileiro. Em 2020 completam-se 100 anos das primeiras medalhas do país em Jogos Olímpicos, com destaque para o ouro conquistado pelo Tenente Coronel Guilherme Paraense, o brasileiro a chegar no lugar mais alto do pódio pela primeira vez com a conquista na Pistola de 30m. E para homenagear essa data, a competição realiza até este domingo, dia 13, uma prova comemorativa, para simular as condições dos jogos realizados na Antuérpia, em 1920. O que tem sido um verdadeiro sucesso entre os atletas presentes.

Neste sábado, dia 12, penúltimo dia de competição, o CMTE recebeu o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para inaugurar o busto oficial de Guilherme Paraense e prestigiar a realização da prova comemorativa. O Ministro e as demais autoridades participaram de uma exibição simbólica, utilizando réplicas das armas usadas por Paraense na famosa conquista. No domingo, ao fim da prova, serão entregues pela Taurus, empresa responsável pela fabricação, réplicas das armas aos dez primeiros colocados, além da premiação normal aos três melhores.

Sucesso da prova comemorativa faz CBTE cogitar incluí-la no calendário oficial
Com a repercussão extremamente positiva da prova, que contou com a ilustre presença do Ginga, mascote do Time Brasil, para animar a galera, a CBTE (Confederação Brasileiro de Tiro Esportivo) tem a intenção de incorporar ao calendário de competições a pistola de 30m, já extinta do programa olímpico.

“Eu fico até emocionado ao falar sobre essa prova. Conseguir homenagear de alguma forma a conquista dos nossos guerreiros em 1920 é uma honra muito grande. A ideia surgiu ainda no início do ano, e apesar de todas as incertezas por conta da pandemia, conseguimos ter sucesso. Tomando todos os cuidados necessários e seguindo todos os protocolos para a concretização desta grande homenagem. E o saldo não podia ser melhor, a ponto de considerarmos com grande entusiasmo a inclusão dessa prova no calendário de competições”, afirma Durval Balen, presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.

A conquista de Paraense tem ainda uma grande curiosidade, que pouca gente sabe. Em 1920, o brasileiro conquistou o ouro utilizando uma arma emprestada pela delegação norte-americana, após extravios do material brasileiro no caminho de navio até a Antuérpia. E para agradecer simbolicamente o gesto de fair play realizado pelos EUA há 100 anos, a CBTE e Taurus pretendem enviar ao comitê norte-americano uma réplica do armamento utilizado nesta prova comemorativa.
O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo em 2020 chega ao fim neste domingo. Foram mais de 500 atletas participantes em seis dias de competição.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.