PLANEJAMENTO TÉCNICO 2023 – TIRO AO PRATO OLÍMPICO

Facebook
WhatsApp
Email

Time Brasil de Tiro ao Prato 2023

Seguindo a tradição de transparência, bem como a observância da igualdade e isonomia, nesta data está sendo divulgado, com ampla publicidade, o presente planejamento técnico para que todos os atletas de tiro ao prato participantes dos eventos olímpicos (Fossa Olímpica – Masculino (FOM) e Feminino (FOF) – e Skeet – Masculino (SKM) e Feminino(SKF)) tenham prévio conhecimento, com a devida antecedência, das regras a serem utilizadas no biênio 2023/2024. Esse planejamento visa propiciar aos melhores atletas de tiro ao prato do Brasil, em cada uma das modalidades, as melhores condições de obter uma vaga Olímpica para o nosso país, possibilitando a mesma chance a todos, e definindo os critérios de inclusão e exclusão.

Assim, com esse planejamento fica estabelecido o “Time Brasil de Tiro ao Prato Olímpico“, o qual será composto pelos melhores atletas do Brasil em cada uma das modalidades olímpicas previstas e aprovadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpico de Paris 2024. O Time Brasil será sempre aberto e, para integrá-lo, considerada a performance do Atleta na modalidade.

A primeira composição do Time Brasil será divulgada imediatamente após a Etapa Final do Campeonato Brasileiro Excelência 2022, a ser realizada entre os dias 23 a 27 de novembro no CMTE. Dessa forma, integrarão o Time Brasil de Tiro ao Prato Olímpico os 05 (cinco) melhores atletas de cada modalidade olímpica (FOM, FOF, SKM e SKF) que alcançarem a média do ranking excelência acima do Nível II, cuja composição será revista semestralmente por essa Comissão Técnica.

Todavia, se após a Final do Campeonato Brasileiro de Excelência 2022 nenhum atleta tiver atingido o índice mínimo para integrar o Time Brasil (média do ranking Nível II), a Comissão Técnica convocará os atletas para compô-lo visando a preparação durante o ano de 2023, conforme se segue:

FOM – até 2 (duas) vagas*;
FOF – até 2 (duas) vagas*;
SKM – até 2 (duas) vagas*;
SKF – até 01 (uma) vaga*;

* Os (As) atletas que forem convocados (as) sem a média do Ranking maior que o nível II integrarão o Time Brasil participando dos treinamentos em condições de igualdade com os (as) demais atletas, mas haverá uma diferenciação durante as competições, qual seja, aqueles (as) atletas que ingressarem com média igual ou superior ao Nível II receberão todo suporte para participar das provas internacionais, enquanto aqueles (as) que entrarem com a média do ranking abaixo do Nível II receberão todo o suporte para participar das provas Excelências equivalentes no Brasil. Fica permitida, entretanto, a participação destes atletas (detentores de média do ranking abaixo do Nível II) nas provas internacionais caso queiram custear suas despesas.
Os integrantes do Time Brasil, após convocado (as) e firmado o Termo de Compromisso, receberão todo o suporte e serão preparados (as) para representar o Brasil nas competições internacionais* constantes do calendário da CBTE durante o ano de 2023, tendo como objetivo principal ambientarem-se com as competições de alto nível, com a disputa com os (as) atiradores (as) internacionais, e ganharem pontos para o QROG (Qualification Ranking for the Olympic Games), que distribuirá uma vaga olímpica para os Jogos Olímpico de Paris em Junho de 2024.

O Ranking Qualidade e Brasileiro desses (as) atletas, no primeiro semestre de 2023, será composto das seguintes etapas:

1º- ISSF WC Rabat, MAR – equivalente ou 1ª Etapa do Campeonato de Excelência de 2023;
2º- ISSF WC DOHA, QAT- Equivalente ou 2ª Etapa do Campeonato de Excelência de 2023;
3º- ISSF WC Larnaca, CYP – Equivalente ou 3ª Etapa do Campeonato de Excelência de 2023;
4º- ISSF WC Cairo , EGY- Equivalente ou 4ª Etapa do Campeonato de Excelência de 2023;
5º- ISSF WC Lonato, ITA- Equivalente ou 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Excelência de 2023;

Obs: Caso alguma das Etapas das provas internacionais previstas no calendário acima venha a ser cancelada pela ISSF, ou haja restrição orçamentária, a verba destinada para esse evento será realocada e os (as) atletas do Time Brasil farão a etapa do Campeonato de Excelência correspondente.

Ainda, também serão planejados treinamentos controlados do Time Brasil, à princípio mensalmente, e em locais a definir de acordo com a maior conveniência para os integrantes do Time. Caso algum(a) atleta tenha um treinador pessoal será permitido que o mesmo acompanhe o treinamento, que será conduzido pelo técnico de tiro ao prato da CBTE. Os custos adicionais ficarão por conta do(a) próprio(a) atleta.

A partir de julho de 2023, os (as) atletas irão competir as provas de excelência normalmente, exceto aqueles (as) convocados(as) para outras competições internacionais previstas no calendário da CBTE, e que torne incompatível sua participação em ambos eventos, sendo validado, para esses atletas, as provas internacionais em substituições à prova de excelência equivalente no Ranking Qualidade e Brasileiro.

Ressalta-se, inclusive, que o Time Brasil é um time aberto composto pelos(as) melhores atletas do Brasil, e, a qualquer momento do ano de 2023 em que um(a) atleta atinja a média do Ranking Qualidade o nível I, será automaticamente incluído no Time. Com isso, caso um(a) novo(a) atleta entre no Time, o(a) 5o colocado(a) do Time naquele momento deixará de integrá-lo, respeitando-se, portanto, o número máximo de 5 (cinco) atletas e os deadlines de cada Comitê Organizador das Copas do Mundo da ISSF.

Nesse sentido, ao final de cada semestre, nos meses de julho e dezembro, o ranking qualidade será utilizado para rever os(as) 5 atletas integrantes do Time Brasil, mantendo-se os mesmos critérios utilizados após a final do Campeonato Brasileiro de 2022, e aqui previstos.

Os(As) atletas do Time Brasil e os demais atletas que permanecerem no Brasil participando das etapas Excelência estarão em condições de igualdade com relação ao número de provas que contarão para o ranking qualidade. Contudo, para os(as) atletas do Time serão contabilizadas as provas das Copas do Mundo, e, para os demais, as provas excelências realizadas no Brasil.

Caso um atleta não integrante do Time Brasil deseje participar de alguma prova organizada pela ISSF (Grand Prix ou Copa do Mundo) durante o ano de 2023 e ainda haja vagas não preenchidas pelos atletas do Time Brasil (cada prova permite um máximo de 5 atletas participantes por país em cada evento), será permitida sua participação desde que ele(a) possua um índice América, estabelecido nos últimos 12 (doze) meses e arque totalmente com os custos decorrentes de sua participação. Essa solicitação devera ser feita formalmente, via e-mail, para o Diretor Técnico, e, sendo autorizada sua participação, o resultado da prova em questão contará para o ranking qualidade da CBTE equivalente à Etapa Excelência desta competição.

Vaga conquistadas – Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos

Conforme consta no Regulamento Geral de Tiro ao Prato Olímpico, qualquer vaga conquistada pelo atleta para o Pan-americano de 2023 e Olimpíada de 2024 será do país e não do atleta. Porém, o atleta que a conquistar terá prioridade da vaga caso se mantenha entres os 02 (dois) melhores atletas do Ranking Qualidade na data da convocação para o evento em questão.

gráfico
Facebook
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.