Primeiro atleta do Brasil a garantir uma vaga individual para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Philipe Chateaubrian está desde sábado na cidade francesa de Chateauroux, local da competição de tiro esportivo. A fase classificatória da Pistola de Ar 10m Masculino está marcada para o próximo sábado, a partir das 5h30 de Brasília, e terá a duração de uma hora e 15 minutos. Os oito primeiros colocados disputam a fase final no domingo, às 4h30. O SporTV transmite ao vivo.
O capitão do Exército Brasileiro conquistou a vaga olímpica ao vencer a prova Pistola de Ar 10m no Campeonato das Américas de Santo Domingo, realizado em novembro de 2022. Desde então Chateaubrian vem participando das principais competições internacionais, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), sob a orientação do técnico Julio Almeida.
“A sensação é de estar vivendo um sonho acordado! Estou muito feliz em poder representar o tiro esportivo do Brasil aqui em Paris e realizar esse sonho pessoal que aqui se concretiza: me tornei um atleta olímpico. Estou desfrutando da nossa rotina de treinos no estande que tem um nome parecido com o meu Chateauroux (rsrs), da interação com outros atletas, das instalações da Vila Olímpica, que foram feitas pra trazer esse ambiente maravilhoso, que consegui sentir assim que cheguei e de tudo mais que a Olimpíada pode nos proporcionar. Orgulho e felicidade em poder representá-los. Vamos com tudo!”, afirma o carioca, de 35 anos.
Depois de Philipe Chateaubrian, será a vez de Geovana Meyer competir no Centro Esportivo de Tiro Chateauroux. Primeiro na prova da Carabina de Ar 10m, que está marcada para domingo (dia 28), às 4h15 de Brasília, e depois na Carabina 3 Posições 50m (1º de agosto, às 7h). E nos dias 3 (4h) e 4 (4h30), será a vez de Georgia Furquim no Skeet Feminino.
A Equipe Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e da Liga Nacional dos Atiradores Desportivos (LINADE), além do apoio da CBTE com recursos próprios.
Principais resultados de Chateuabrian:
Medalha de ouro na Pistola de Ar na Copa Sudamericana de Lima (2023)
4º lugar na Pistola de Ar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (2023)
5º colocado nos Jogos Sul-Americanos de Assunção (2022)
Medalha de ouro individual e bronze por equipe na Pistola de Ar no Campeonato das Américas de Lima (2022)
Medalha de ouro por Equipe e prata individual na Copa Sudamericana de Lima (2022)
Medalha de bronze por Equipe na Copa do Mundo do Rio de Janeiro (2022)
6º lugar na Pistola de Ar nos Jogos Pan-Americanos de Lima (2019)
Medalha de bronze na Pistola de Ar no Campeonato das Américas de Guadalajara (2018)