PARANÁ CRIA O DIA ESTADUAL DO ATIRADOR ESPORTIVO

Facebook
WhatsApp
Email

Estado é primeiro do país a instituir a homenagem

A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e o Governador do Estado do Paraná, Sr. Carlos Alberto Richa, sancionou, a Lei nº 18.153 de 16 de Julho de 2014, que institui o Dia Estadual do Atirador Esportivo. Com autoria do Deputado Estadual Gilberto Martin (PMDB), a data, que será comemorada, anualmente, no dia 15 de dezembro, passará a fazer parte do calendário de eventos oficiais do Estado do Paraná.

Em sua justificativa, no Projeto de Lei nº 146/2014, O Deputado Martin justificou a escolha da data, pois foi no dia 15 de dezembro de 1950, que o estado do Paraná conquistou a sua primeira Medalha de Ouro, em uma competição oficial de tiro esportivo. O feito foi propiciado por uma lenda do tiro ao prato brasileiro, o atleta Marcos Olsen, que, posteriormente, representou o Brasil em cinco edições dos Jogos Olímpicos: 1972, em Munique; 1976, Montreal; 1980, Moscou; 1984, Los Angeles), todas essas como atleta e em 1986, Seul, desta vez como técnico. Marcos Olsen continua em atividade e ainda tem destaque como atleta e treinador.

A pioneira inciativa estadual poderá ser o início de uma ampla campanha, para que a justa homenagem possa ser comemorada em todo o território brasileiro. Desta vez como “O Dia do Atleta de Tiro Esportivo Brasileiro”, a ser comemorado, sempre, em 3 de agosto, pois foi nesse dia, no ano de 1920, que Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para o Brasil.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.