Na primeira final deste domingo, a Pistola 25m Feminino, a húngara Veronika Major assegurou a medalha de ouro com a vitória por 34 a 31 sobre a chinesa Kaiyan Shang, que garantiu sua vaga na final ao superar no shot-off sua compatriota Yan Chen, que ficou com o bronze. A premiação foi feita pelo Secretário Geral da ISSF, Willi Grill, e pelo Delegado Técnico da competição, Rafael Guerra.
O Brasil foi representado por Ana Luiza Ferrão (14º – 576pts), Paula Sayuri Yado (26º – 572pts), Marina Mendonça (34º – 562pts), Cibele Breide (36º – 553pts) e Brenda Rodrigues (37º – 552pts).
Na Carabina 3 Posições 50m Masculino, medalha de ouro para o chinês Yukun Liu que venceu na final o norueguês Joe-Hermann Hegg por 460.1pts a 456.9pts. O bronze ficou com o húngaro Istvan Peni. A premiação foi feita por Cassio Rippel, presidente da Comissão de Atletas da CBTE e membro da Comissão de Atletas da ISSF, e Ariel Alejandro Martinez, presidente da Federação Argentina de Tiro.
O suíço Jan Lochbihler, recordista mundial da prova, terminou em sétimo lugar. O Brasil teve três atletas na prova: Cassio Rippel (33º – 580pts), Eduardo Sampaio (43º – 575pts) e Leonardo Vagner (48º – 568pts).
Depois de quatro dias de competição e oito finais, a Itália segue na liderança do quadro de medalhas com duas de ouro e uma de bronze (total de três). Em segundo lugar está a China com uma de ouro, três de bronze e três de bronze (sete). Em terceiro lugar aparece a Hungria com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze (três). A quarta posição é ocupada pela Alemanha (uma de ouro e uma de bronze). Na quinta posição estão Armênia, Índia e Sérvia todas com uma de ouro (uma no geral).
A ISSF World Cup Rifle / Pistol Rio de Janeiro 2023 tem a organização da CBTE em parceria com o Ministério do Esporte e o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Exército Brasileiro, da ISSF e da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).
Foto: Carol Bittencourt