Estão abertas as inscrições para o Curso On-line de Arbitragem da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, com 130 vagas disponíveis para novos árbitros ou habilitar os já existentes.
O Diretor de Arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle, Wissam Elias Maalouf, irá coordenar os cursos que terão início em 15 de abril (uma sexta-feira), com as seguintes vagas:
- Provas ISSF de Carabina e Pistola, por Alfredo Lália – 20 vagas
- Provas Nacionais, por Walter Almeida – 50 vagas
- Rifle Internacional, por Júlio Calazans – 30 vagas
- Delegado Técnico, por Marco Helder – 30 vagas
Os cursos serão totalmente GRATUITOS e os alunos poderão fazer o curso por e-mail, onde semanalmente serão enviadas perguntas que deverão ser devolvidas em tempo hábil para o coordenador que as corrigirá e enviará novas perguntas.
A novidade desta edição de cursos é a introdução do curso de Delegado Técnico, que passa a ser uma habilitação também da arbitragem. Neste curso só poderão se inscrever as pessoas que estejam exercendo a função de delegado na CBTE no ano de 2022.
Os interessados deverão optar por apenas um dos cursos oferecidos, enviando e-mail para arbitragem@cbte.org.br com as seguintes informações:
- nome completo
- nº de matrícula na CBTE
- telefones de contato
- e-mail válido com capacidade e disponibilidade para receber mensagens durante o curso
- o estado de residência
- uma relação dos locais de prova da CBTE mais próximos a sua residência e um breve histórico de sua experiência prévia no Tiro Esportivo como atleta e/ou árbitro
- definir o curso que deseja fazer (somente um)
Não serão aceitas inscrições que não estejam de acordo com o estipulado acima, salientando que o envio deste e-mail representa apenas uma pré-inscrição, sendo escolhidos pela Diretoria de Arbitragem, preferencialmente, os interessados que já estejam atuando em seus clubes como árbitros a serviço de suas federações.
Em caso de haver mais inscrições do que vagas, a escolha dos participantes será feita pela Diretoria de Arbitragem usando os critérios de localização do participante, experiência prévia, entre outros. Também a critério da Diretoria de Arbitragem poderão ser negadas participações nos cursos, onde o candidato não apresente o mínimo de conhecimento para exercer a função de arbitragem. É necessário ter no mínimo 18 anos.
As pré-inscrições deverão ser feitas pelo e-mail, impreterivelmente até 27 de março próximo. Os escolhidos serão avisados por e-mail com mais detalhes sobre o curso e sua dinâmica. Os aprovados terão a matrícula gratuita como árbitro nacional, embora não sendo possível utilizá-la para ser um atleta.