NOVA DISCIPLINA E NOVIDADES DA DIRETORIA DE RIFLE INTERNACIONAL

Facebook
WhatsApp
Email

Nesse início de 2016, é com grande satisfação que a Diretoria de Rifle Internacional parabeniza todos os atletas do tiro que participaram de nossas provas no ano passado. Sem dúvida, houve um aumento no número de atletas e, principalmente, na melhora expressiva do desempenho, traduzida com altos escores nas provas. Parabéns a todos!

NOVA DISCIPLINA
Aproveitando a oportunidade apresentamos uma nova disciplina, a CMP Fogo Circular Sporter, que é um grande sucesso no exterior devido a simplicidade das armas utilizadas, carabinas no calibre .22LR, e ao dinamismo de uma competição em 3 posições e 2 distâncias, semelhante a Carabina NRA, porém com seus próprios desafios onde a habilidade do atirador é muito mais importante do que o equipamento usado.

A competição realizada com carabinas simples no calibre .22LR, de tiro simples ou semiauto, com limite máximo de peso de 3,4kgs (ou 7,5 libras) e uso de miras abertas (Classe O) ou fechadas e óticas (Classe T). As séries de tiro serão realizadas em 3 posições (deitado, sentado/ajoelhado, de pé), nas distâncias de 50 e 25 metros, em um total de 60 tiros de prova, mais tiros de ensaios.

As regras completas estão no site da CBTE e os alvos estarão disponíveis nas próximas semanas através da empresa LCL Alvos. Para quem quiser treinar, basta usar o alvo de Pistola Livre 50m, que possui as mesmas medidas dos anéis de pontuação.

Para quem estiver curioso, aqui um excelente guia ilustrado (em inglês): http://thecmp.org/wp-content/uploads/Rimfire.pdf

NOVA NOMENCLATURA PARA AS DISCIPLINAS
Com o intuito de criar um melhor entendimento das correlações entre as diversas disciplinas da CBTE, promovemos ajustes nos nomes das provas como segue:

Carabina USBR Ar Comprimido – Springer (mola)
Carabina USBR Ar Comprimido – Unlimited
Carabina USBR Fogo Circular – Custom
Carabina USBR Fogo Circular – Sporter
Carabina USBR Fogo Circular – Unlimited
Carabina WRABF Ar Comprimido – Heavy Varmint
Carabina WRABF Ar Comprimido – Light Varmint

Carabina F-Class – Open
Carabina F-Class – F-T/R

Carabina NRA – Mira Metálica
Carabina NRA – Mira Ótica

Carabina CMP Fogo Circular – Mira Aberta
Carabina CMP Fogo Circular – Mira Fechada
Carabina CMP Fogo Circular – Tactical

REGULAMENTOS ATUALIZADOS
Informamos ainda que as regras das disciplinas F-Class, USBR e NRA foram atualizadas, para torna-las mais claras e em sintonia com as regras internacionais, e já estão disponíveis aqui em nosso site. Segue um rápido resumo com os principais pontos:

Carabina F-CLASS
Alterações nos itens 5 à 5.7 das Regras: a ordem e forma das séries de tiro e ensaios foram alteradas para refletirem as regras e as competições internacionais de F-Class. Assim, ao início da prova, todos os atiradores presentes, serão divididos em dois grupos, Turma 1 e Turma 2, que irão atirar cada série de prova de forma alternada. Com isso, aumenta-se em 100% o número de atletas possíveis de atirar na mesma tanda, ao mesmo tempo em que se evita que um atirador inicie a prova de manhã cedo em uma condição atmosférica mais favorável, ou não, do que outro atirador que irá iniciar a prova no meio do dia.

Haverá tiros de ensaio antes de cada série de tiros de prova, sendo a primeira série do dia, com 10 minutos e tiros de ensaios livres, e as duas séries seguintes, serão somente 2 tiros de ensaio imediatamente antes do início da série de 10 tiros de prova, agora com 12 minutos.

Com essa mudança, nos estandes onde não houver trincheira, será conveniente a colocação de um jogo de alvos (ensaio e prova), para o mesmo atirador, ao mesmo tempo no suporte do alvo. Ou mesmo dois jogos de alvos (ensaio e prova): um para o atirador da Turma 1 e outro para o atirador da Turma 2, poupando tempo de troca de alvos.

Maiores detalhes, vide as regras no site da CBTE.

Carabina USBR
Limitação de uso dos calibres .22LR, para fogo anular (rimfire) e 4.5 à 5.5mm para ar comprimido.

Exigência de gabaritos de apuração (scoring gages) e balança para aferição de peso dos equipamentos.

Carabina NRA
Tradução das regras internacionais mais fiel ao original, com texto mais completo e claro.

NOVO CAMPEONATO
Além dessas novidades, a Diretoria de Rifle Internacional está trabalhando conjuntamente com a Federação Gaúcha de Caça e Tiro – FGCT e a Associação Gaúcha de Atiradores de Rifle – AGAR, para realizar ainda esse ano um Torneio de F-Class Mid Range 600 jardas, o primeiro no Brasil a essa distância.

O ano de 2016 promete muitas emoções e bons tiros para nossos atiradores.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.