MUDANÇAS APROVADAS NAS REGRAS DA ISSF PARA O PERÍODO 2017-2020

Facebook
WhatsApp
Email

A CBTE vem por meio deste, publicar as novas mudanças nas regras anunciadas pela ISSF para o próximo Ciclo Olímpico 2017-2020.

Segue abaixo uma tradução livre da comunicação da ISSF sobre as mudanças.

“O Conselho de Administração aprovou as Regras da ISSF para o período 2017-2020 que entrarão em vigor a partir de 1º de Janeiro de 2017.

Os preparativos finais estão sendo realizados com a finalidade de serem publicados de forma completa no livro de regras (ISSF Rules Book).

O processo de revisão, modificação e aprovação das novas regras começou em novembro de 2015, quando os Comitês Setoriais (ISSF Section Committees), além dos Comitês de Atletas e de Treinadores, reuniram-se para recomendar mudanças de regras.

O Comitê Técnico da ISSF, em seguida, revisou e coordenou estas propostas. Posteriormente, uma Comissão Ad Hoc se carregou da complexa tarefa de incorporar todas essas propostas no projeto (rascunho) das novas regras. Um resumo das mudanças foi enviado para a indústria de armas, e os projetos (rascunhos) completos das regras foram enviados a todos os membros do Comitê Executivo, Conselho e demais Comitês. Muitos comentários e sugestões foram recebidos e puderam ser incluídos nos projetos (rascunhos), atualizando-os. O Conselho de Administração aprovou os projetos finais das Regras de 2017 quando se reuniu em Moscou, em 30 de Junho de 2016.

Quando o Conselho aprovou as Regras de 2017, ainda haviam algumas questões relacionadas a estas regras que deveriam ser trabalhadas. Encerrados os Jogos Olímpicos de 2016, esse processo teve continuidade, tendo tudo sido revisado, deixando preparado para que uma edição final com as novas regras possa ser lançada em dezembro.

Abaixo segue um resumo sobre as mudanças das regras aprovadas:

MUDANÇAS NAS REGRAS DE FINAIS

Eventos de 10m e 50m – (Apenas eventos Single Position) – As duas séries de 3 tiros no início de cada final foram alteradas para duas séries de 5 tiros, a serem realizadas em 250 segundos (150 segundos para Carabina Deitado). Essas Finais agora consistem de 24 tiros.

Pistola 25m Feminino – Essa Final foi alterada para uma eliminação progressiva, que é bem semelhante à bem sucedida Final de Tiro Rápido 25m Masculino. No novo formato, oito finalistas irão atirar 4 séries de 5 tiros. Após a quarta série, o atleta que ocupar o 8º lugar será eliminado. As eliminações continuarão até que as medalhas de ouro e prata sejam decididas, após a décima série.

Finais do Prato (Shotgun) – As Finais de Skeet, Fossa Olímpica e Fossa Double também sofrerão mudanças do atual modelo de disputa de semifinal para uma final de eliminação progressiva.

Os finalistas atirarão de acordo com a ordem do ranking de sua qualificação, com esta ordem sendo decisiva para determinar os 6ª, 5ª, 4ª e 3º lugares.

Todos os finalistas de Fossa Olímpica atirarão 25 pratos, com eliminações ou decisões de medalha ocorrendo após 25, 30, 35, 40 e 50 pratos.

Os finalistas de Fossa Double atirarão 15 pratos doubles, com eliminações após 15, 20, 25, 30 e 40 pratos doubles.

A nova Final de Skeet será baseada em sequências de 10 pratos que incluem pratos regulares e pratos reversos duplos na estação 3, prato regular ou prato reverso duplo no posto 4 e prato regular e prato reverso duplo no posto 5. No posto 4, pratos duplos irão alternar entre pratos regulares e pratos reversos duplos a cada sequência de 10 pratos. As eliminatórias de Skeet ou decisões de medalhas ocorrerão após 20, 30, 40, 50 e 60 pratos.

OUTRAS MUDANÇAS DE REGRAS

Resultados, Cronometragem e Pontuação – O termo “Classification” (classificação) foi alterado para “Results, Timing and Scoring” (RTS – resultados, cronometragem e pontuação) para que a terminologia do Tiro Esportivo esteja de acordo com os termos usados para descrever os mesmos procedimentos em outros esportes olímpicos.

Recordes Mundiais / Recordes de Qualificação – Os recordes mundiais em eventos com Finais, serão agora reconhecidos para resultados em Finais. Recordes de pontuações atingidos em qualificações durante competições de modalidades Olímpicas serão agora reconhecidos como recordes de qualificação.

Regras sobre Alvo de Papel – Todas as regras relativas especificamente a alvos de papel foram removidas do corpo principal do General Technical Rules (Regras Técnicas Gerais), e foram compiladas em um anexo separado intitulado Rules for Paper Target Scoring (Regras para Pontuação em Alvos de Papel). Isto eliminará possíveis confusões, caso algum Juiz aplique regras erradas de pontuação.

Competições Sustentáveis (Sem uso de Papel) – Os Comitês Organizadores terão a opção de não usar papel, através da adoção de sistemas eletrônicos para distribuir listas de partida, resultados e boletins informativos, caso a Internet sem fio esteja disponível no estande de tiro, para que, oficiais, treinadores e atletas possam acessar tais documentos através de seus dispositivos portáteis de comunicação.

Desqualificação – Caso um atleta seja desqualificado durante qualquer fase de uma prova (Qualificação ou Final), a pontuação do atleta para todas as fases da prova deve ser excluída.

Definição de Municiamento – As novas regras esclarecem que “uma arma é considerada carregada quando um cartucho, ou chumbinho, ou um carregador com cartuchos entra em contato com uma arma.” O municiamento somente poderá ser feito após o comando “LOAD”.

Finais e Música – A utilização de música e comentários nas Finais é agora solicitada. A música também deve ser utilizada durante as competições de Eliminatórias e Qualificação, se possível.

Utilização Protetores de Ouvidos com Sistemas que Intensificam a Proteção – Atletas podem, obviamente, utilizar protetores auriculares, mas eles não podem usar protetores que tenham sistemas que intensificam esta proteção, no momento que eles estão em seus postos de tiro. Oficiais de competição podem usar estes protetores.

Prato – A utilização de pratos biodegradáveis (eco-friendly) é incentivada em todos os Campeonatos da ISSF. O uso de pratos biodegradáveis é requerido em todos os Campeonatos Mundiais da ISSF e nos Jogos Olímpicos.

Telefones Celulares – Atletas não poderão usar telefones celulares ou dispositivos de comunicação de mão ou de pulso em linhas ou postos de tiro.

Instrução dos Treinadores – As Regras de 2013 permitiam instruções não verbais no Tiro ao Prato. As novas regras permitem instruções não verbais em todas as disciplinas.

Tapa-Olhos (Blinders) – Atletas de carabina, pistola e escopeta podem usar um tapa-olhos frontal (30 mm de largura máxima). Apenas atletas de escopeta serão autorizados a usar tapa-olhos laterais (60 mm de profundidade máxima). Atletas de Carabina e Pistola não podem mais utilizar tapa-olhos laterais.

Lentes Corretivas nas Miras de Carabinas – Atletas de carabina serão autorizados a colocar uma única lente corretiva dentro ou sobre suas miras traseiras.

Especificações de Carabina de Ar – O limite atual sobre o quão baixo a soleira (butt-plate) pode ser estendida foi eliminado (era de 220 mm abaixo da linha central do cano). Nenhuma parte da coronha (sua parte traseira – butt-stock) entre a soleira (butt-plate) e o cabo da empunhadura (pistol grip) pode estar mais do que 140 mm abaixo da linha de centro do cano. A profundidade máxima da parte frontal da coronha (fore-end) foi aumentada de 90 mm para 120 mm.

Soleiras das Carabinas de Ar – Com a criação de soleiras (butt-plates) de múltiplas partes, o método de medição das soleiras teve de ser mudado. Medições serão feitas agora a partir da borda exterior de qualquer parte da soleira. Nenhuma parte da soleira pode estar a mais de 30 mm do centro da coronha (parte traseira – butt-stock).

Especificações de Carabina 50m – Nenhuma parte da coronha (parte traseira – butt-stock) entre a soleira (butt-plate) e o cabo de empunhadura (pistol grip) pode estar mais do que 140 mm abaixo da linha de centro do cano. Quaisquer dispositivos que se projetem para baixo ou para fora da coronha (parte traseira) (butt-stock) são proibidos.

Pesos em Carabinas – Pesos anexados a qualquer parte da carabina, exceto o cano, “devem estar dentro do formato básico da coronha” (pesos não podem projetar-se para fora da coronha). Fita adesiva não pode ser utilizada para prender os pesos.

Regras de Vestuário de Carabina – Regras de vestuário de carabina permanecem inalteradas, mas rígidos testes pós-competição para rigidez e espessura irão continuar.

Bipés de Carabina – Bipés não podem permanecer nas carabinas durante a competição.

Miras de Pistola – Fibra óptica e miras reflexivas de cores são proibidas.

Suporte de Pistola – Para atletas de pistola será permitido a utilização de “suporte de apoio de pistola” ajustável em suas mesas ou bancadas durante treinamentos e competições (Qualificação e Finais), desde que a altura total da mesa e o suporte de apoio não exceda 1.00 m.

Munições de Escopeta – É proibida a utilização de buchas coloridas. Só podem ser utilizadas buchas transparentes ou translúcidas. Exigência rigorosa quanto ao limite máximo do peso da carga de chumbo (24,0 g + 0,5 g de tolerância) irá continuar.

Escopetas com Choques Intercambiáveis – Compensadores ou dispositivos similares são proibidos, exceto “choques intercambiáveis” que não excedam 20 cm de comprimento, medido a partir do final do choque. Serão permitidos em todos os eventos da escopeta.

Butt-stocks de Escopeta – O ponto mais baixo da coronha (parte traseira – butt-stock) ou o ponto mais baixo da soleira (butt-plate) não pode ser mais do que 170 mm abaixo de uma linha horizontal que se estende a partir da base da ação da escopeta.

Fita de Marcação de Vestuário de Escopeta – O método de verificação de posição da fita de marcação mudou e a partir de então será utilizado um feixe de laser horizontal para localizar o ponto do cotovelo em relação à fita.

Regra de Countback (Contagem para trás) para escopeta – Quando a regra de Countback é utilizada para desfazer um empate, se faz a contagem iniciando-se pela última rodada, seguindo para as rodadas anteriores, até o fim. Isto ainda é utilizado. Quando isso não desfizer os empates, se utiliza o Countback alvo-por-alvo, começando com o último alvo da última rodada. (A regra anterior começava com o primeiro alvo na última rodada e contava para frente).”

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.