Pesquisar
Close this search box.

MORRE, AOS 84 ANOS, O EX-ÁRBITRO INTERNACIONAL THOM ERIK SYRDAHL

Facebook
WhatsApp
Email

O tiro esportivo brasileiro está de luto! Morreu neste sábado o ex-árbitro internacional Thom Erik Syrdahl, aos 84 anos, um dos mais conceituados árbitros de todos os tempos. Em 35 anos de carreira, Thom atuou em sete Campeonatos Mundiais da ISSF, oito Jogos Pan-Americanos, nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e numa edição do Campeonato Mundial de Tiro Militar do CISM. Também foi membro do Comitê de Árbitros da ISSF, instrutor de tiro esportivo e formou dezenas de árbitros nacionais e internacionais.

O árbitro internacional do quadro da CBTE Alfredo Lália Filho deu um depoimento sobre seu amigo há mais de 54 anos, com quem trabalhou no Jogos Rio 2016 (foto).

“A notícia do falecimento do Thom me foi dada por seu filho. Ele disse que estava avisando poucas pessoas, mas me avisou porque sabia da nossa amizade. Conheci Thom Surdahl quando iniciei no tiro esportivo em 1970, no Clube dos Ingleses, em Santos. O estande do clube foi construído em 1965. Desde então, Thom foi um dos sócios do clube que aderiu à prática do tiro esportivo. Sendo atleta, organizando competições, logo chegou à subdiretoria de tiro. Foi presidente do Clube dos Ingleses, que completou 135 anos, duas vezes, membro do Conselho Deliberativo e ara Conselheiro nato”.

“Após o início como atleta, Thom passou a se dedicar como juiz de tiro fazendo uma carreira brilhante no tiro esportivo brasileiro e sendo responsável pela formação praticamente de todos os juízes brasileiros da ISSF Atuou em inúmeras competições internacionais como Mundiais, Olimpíada do Rio e Jogos Pan-Americanos. Depois de ter me apoiado como atleta, me convenceu a atuar como juiz de tiro esportivo. Foi meu primeiro mestre, como da maioria dos árbitros nacionais e internacionais do Brasil”.

“Também teve um papel de destaque na Federação Internacional e fez o Brasil ser reconhecido naquele órgão. E foi além, me iniciando e outros árbitros brasileiros para o exercício de cargo na ISSF. O respeito que os membros da Federação Internacional tinham pelo Thom permitiu que suas indicações de árbitros brasileiros fossem acolhidas. A minha eleição e de outros juízes não teriam acontecido sem o apoio dele. Vale destacar que na ISSF o Thom foi eleito membro do Comitê de Árbitros e representante das Américas por muitos anos”.

“O tiro esportivo brasileiro tem hoje um dia de profundo pesar pela partida do mestre maior da arbitragem nacional. O Thom Syrdahl deve ser considerado com todo mérito patrono da arbitragem brasileira. Adeus, Amigo!”

O presidente da CBTE, Jodson Edngton, lamentou o falecimento de Thom Syrdahl e destacou sua importância na arbitragem brasileira e mundial.

“O Thom foi uma pessoa muito especial para a CBTE. Um árbitro respeitado em nível nacional e internacional, que tinha apoio da ISSF para realizar cursos. Eu mesmo participei de um curso internacional para arbitrar provas nacionais, com chancela da ISSF, realizado na AMAN. Ele era uma pessoa muito querida, simples, honrada e respeitada. Um exemplo e mestre para muitos árbitros, além de ter uma excelente relação com a ISSF. É um momento triste para todos nós, mas deixa muitas boas lembranças”.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.