MINISTRO VISITA EM SÃO PAULO MAIOR FABRICANTE DE MUNIÇÃO DO HEMISFÉRIO

Facebook
WhatsApp
Email

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitou na última segunda-feira (20/10), em Ribeirão Pires (SP), a sede da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), maior fabricante de munições do Hemisfério Sul.

Durante a visita, Jobim elogiou os esforços da empresa de elevar continuamente os padrões tecnológicos e de segurança em seus produtos, responsáveis pelo alto conceito conquistado pela empresa brasileira nos exigentes mercados da Europa e Estados Unidos. Os produtos fabricados pela CBC possuem certificados de aprovação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e dos órgãos fiscalizadores de qualidade dos Estados Unidos.

A visita do ministro e de sua comitiva faz parte de um trabalho de aproximação da indústria nacional de Defesa, que deverá receber incentivos a partir da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, em discussão no governo. Desde sua posse, em julho de 2007, o ministro tem visitado indústrias do setor em todo o país, para conhecer as vantagens dessas empresas, suas fragilidades e suas potencialidades, em relação à disputa com os concorrentes estrangeiros.

Com duas plantas no Brasil, em Ribeirão Pires e Montenegro (RS), e outra em Nassau, na Alemanha, a CBC exporta atualmente US$ 100 milhões em munições leves para os mercados da Europa, América do Norte e Ásia, disse o presidente da empresa, Antonio Marcos Moraes Barros. Acrescentou que esse valor só não é maior porque o Brasil ainda aplica alíquotas sobre as exportações para alguns países.

Jobim afirmou que considera positiva a inserção da CBC no mercado mundial, fortalecendo dessa forma o perfil da indústria brasileira de defesa. Para o ministro, a indústria nacional não deve se limitar a buscar fornecedores no mercado interno, mas deve estar atenta às boas parcerias com países da América do Sul que permitam que haja um crescimento conjunto na região.

Acompanhado de Moraes Barros, dos demais diretores, e do presidente do Conselho de Administração da CBC, Daniel Birmann, o ministro Nelson Jobim percorreu as instalações da empresa. O ministro estava acompanhado do comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito; e do secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, General-de-Exército José Carlos De Nardi, além de outras autoridades civis e militares.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.