JULIO ALMEIDA É O NOVO TÉCNICO DE PISTOLA DA EQUIPE BRASILEIRA – CBTE

Facebook
WhatsApp
Email

Com uma carreira vitoriosa em 36 anos dedicados ao tiro esportivo, Julio Almeida tem um novo desafio. O carioca de 53 anos é o novo técnico de Pistola da Confederação. E Julio já está no Egito para acompanhar Cassio Rippel, Eduardo Sampaio, Geovana Meyer e Philipe Chateaubrian na disputa da ISSF World Cup do Cairo, que começa neste sábado. Os quatro atletas fazem parte da Equipe Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE.

“Assumi a função de treinador da equipe de armas curtas e tenho uma grande expectativa. Temos excelentes atletas como Philipe Chateaubrian, Felipe Wu e Emerson Duarte, entre outros com grande potencial, além de algumas meninas que podem despontar nesse cenário. Vamos desenvolver um trabalho com o objetivo de que os atletas consigam atingir a plenitude de seus resultados. Estou muito empolgado com essa possibilidade de poder trabalhar com a equipe e num futuro próximo poder montar uma estrutura de alto rendimento para a Confederação”, explica Julio, campeão mundial em 2018.

O Coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 1984. Três anos depois, chegava à Academia da Força Aérea (AFA) para fazer o curso de Aviador, onde conheceu o tiro esportivo. Desde então Julio Almeida coleciona inúmeros recordes e conquistas nacionais e internacionais.

“A FAB foi muito importante na minha carreira. Primeiro porque se não estivesse lá talvez nem tivesse descoberto o esporte Tiro Esportivo. Conheci a modalidade como cadete na Academia da Força Aérea, pois o Tiro é uma das modalidades que é disputada entre as academias militares anualmente. Como comecei a me destacar, continuei praticando o esporte até hoje, já que mesmo como treinador vou continuar praticando como lazer em algumas provas nacionais”.

Julio Almeida faz questão de destacar o apoio que sempre recebeu da Força Aérea Brasileira desde o início da carreira

“Num primeiro momento, desde que me formei, a FAB deu todo suporte, me emprestou a arma, deu munição e tinham as convocações da equipe militar para fazer os treinamentos. Foi o que me manteve na competição para não seguir outro caminho. Por volta de 2004 comecei a treinar de forma mais regular e constante. Com isso, nesse caminho vieram as competições internacionais e também os resultados como as duas Olimpíadas (Pequim e Rio de Janeiro) e os Campeonatos Mundiais, entre outros. Posso garantir que o Tiro Esportivo praticamente direcionou o rumo da minha carreira na Força Aérea”, completa.

Carreira vitoriosa

No Campeonato Mundial da Coreia do Sul, em 2018, Julio Almeida se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro numa prova individual: a Pistola 25m de Fogo Central. O atleta também ganhou três medalhas no Mundial ISSF de Munique, em 2010: ouro por Equipe – com Emerson Duarte e José Carlos Iengo – e prata individual na prova de Pistola 25m Fogo Central, além do bronze individual na Pistola Standard. Já no Mundial de Granada na Espanha, em 2014, Julio conquistou a medalha de bronze por Equipes – com Emerson Duarte e José Carlos Iengo – na Pistola 25m Fogo Central,

Com cinco participações nos Jogos Pan-Americanos, Julio conquistou sete medalhas em quatro provas diferentes: ouro na Pistola Livre 50m (Toronto 2015); prata no Fogo Central 25m individual e por Equipe (Mar Del Plata 1995) e na Pistola de Ar 10m (Rio de Janeiro 2007); e bronze na Pistola de Ar 10m e Pistola Livre 50m (Guadalajara 2011) e Pistola de Ar 10m (Lima 2019). O atleta representou o Brasil em duas Olimpíadas: Pequim 2008 e Rio 2016 e acumula mais de 50 medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonatos das Américas e nos Jogos Sul-Americanos.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.