HUNGRIA E SUÍÇA NO ALTO DO PÓDIO NA ABERTURA DA COPA DO MUNDO DE TIRO ESPORTIVO

Facebook
WhatsApp
Email

O húngaro Peter Sidi e a suíça Sandra Kolly foram os primeiros campeões da etapa brasileira da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, que acontece no Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, no Complexo Esportivo de Deodoro. Neste domingo, dia 23, Sidi venceu na carabina de ar 10m, enquanto Sandra foi a primeira na pistola de ar 10m. Apesar de não ter competido neste domingo, o brasileiro Júlio Almeida também comemorou. A Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) confirmou que ele está classificado para disputar a prova de pistola livre 50m nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

Com 702,5 pontos, Peter Sidi venceu a prova de carabina de ar 10m, deixando em segundo lugar o romeno Alin Moldoveanu (700,7). A medalha de bronze só foi decidida no desempate, em um duelo sérvio entre Nemanja Mirosavljev e Stevan Pletikosic, que terminaram com 698,9 pontos. Mirosavljev levou a melhor no tiro decisivo: 9,8 contra 9,3 do compatriota.

Com o resultado, Peter Sidi garantiu seu terceiro ouro em etapas da Copa do Mundo – venceu também em Zagreb 2003 e Bangcoc 2007. E também apagou a lembrança de um desempenho azarado no Brasil. Em 2005, em Resende, ele estava muito perto de ganhar uma medalha quando sua arma disparou antes da hora e o tiro acertou o chão. Com pontuação zero, ele despencou na classificação e ficou fora do pódio. “Tive problemas técnicos na arma. Foi péssimo. Mas desta vez estava confiante e consegui uma pontuação alta na fase classificatória. Foi um início de ano fantástico”, comemorou Sidi, que está classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Entre as mulheres, a suíça Sandra Kolly garantiu seu primeiro pódio em etapas da Copa do Mundo. Ela conquistou a medalha de ouro na pistola de ar 10m ao marcar 484,8 pontos. Em segundo ficou a espanhola Sonia Franquet, com 483, e em terceiro, a italiana Michela Suppo, com 480,7. A búlgara Maria Grozdeva e a sérvia Jasna Sekaric, ambas com cinco medalhas olímpicas no currículo, não se classificaram para a final e terminaram em 13º e 18º respectivamente. “Fiquei feliz com meu desempenho. Estive no Brasil há dois anos, para a etapa de Resende da Copa do Mundo, e este novo estande de tiro é maravilhoso”, elogiou Sandra.

Pelo Campeonato Sul-americano, também disputado no Complexo Esportivo de Deodoro, a brasileira Daniela Carraro ficou em primeiro lugar na prova de skeet, com 64 pontos. Em segundo, com 59, ficou a argentina Melissa Gil, medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. A chilena Francisca Crovetto (56) completou o pódio. “Escorreguei na última série, mas consegui manter a minha média e conquistar a medalha de ouro. Não pensei em ganhar durante a prova e acabei atuando super bem. A Melissa é uma atleta bem experiente, mas nessa prova ela não foi muito bem”, analisou Daniela.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.