Brasileiros vencem as principais provas da competição sulamericana, com direito quebra de recorde brasileiro
O primeiro dia de competição, do Campeonato Hugo de Sá Campello Filho, foi dominado pelos atletas brasileiros, que venceram as quatro provas olímpicas realizadas, e ainda com direito a quebra de recorde brasileiro. Roberta Cabo, que estava afastada das competiçoões, por ter sido mãe, há cerca de 3 meses, voltou ao estande para competir pela segunda vez e quebrou o recorde brasileiro, ao marcar 394 pontos, entre 400 possíveis. O recorde anterior, que era de 393, pertencia à própria atleta. Na Pistola 25m, Ana Luiza Ferrão confirmou seu favoritismo e com uma série final inspiradora, conquistou a primeira colocação, com um total de 760,9 pontos. Ana venceu a prova por uma diferença de apenas 1 décimo, em cima da brasiliense Cibele Breide, 760,8, que ficou com a prata. Completou o pódio a venezuelana Maribel Pineda, terceira colocada, 759,0.
Mais cedo os homens disputaram a prova Carabina de Ar. O brasileiro Bruno Heck confirmou o dominio atual do Brasil nesta modalidade. O atleta conseguiu um resultado que ficou dentro de sua projeção, 693 pontos, o que lhe garantiu o primeiro lugar, com folga. A prata foi para o chileno Gonzalo Moncada, 7 pontos atrás de Heck, 686. A terceira colocação ficou com Julio Moura, também do Brasil, que fez 683,2 pontos.
Na terceira prova olímpica do dia, Pistola 50m Masculino, mais uma vitória do Brasil. Desta vez com Stenio Yamamoto, o dentista paulista que treina através de um programa de computador, em seu consultório, na cidade de São Paulo. Stenio se manteve à frente desde a fase classificatória. Na final, confirmou o bom momento e terminou com 634,7 pontos, resultado que garantiu mais uma vitória para o Brasil. O argentino, Matias Orozco, com 633,7, ficou com a segunda colocação, seguido do brasileiro José Carlos Iengo Batista, medalha de bronze e 633,5 pontos.
O Campeonato Hugo de Sá Campello Filho prosseguirá amanhã, 28 de setembro de 2012, tendo como principais provas, Carabina Deitado, homens, Carabina 3 Posições Feminino e Pistola de Tiro Rápido. As competições acontecem até o domingo, 30 de setembro, entre 9h e 16h, no CNTE – Centro Nacional de Tiro Esportivo, Av. Brasil, 27.195, e tem entrada franca.