GARANTIAS APRESENTADAS PELO RIO 2016 SUPERAM EXIGÊNCIAS FEITAS PELO COI

Facebook
WhatsApp
Email

As garantias governamentais apresentadas pelo Rio 2016 superam as exigências do Comitê Olímpico Internacional – COI para esta fase de aspiração de candidatura à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. As garantias integram o conjunto de 25 itens que compõem o questionário entregue ao COI nesta sexta-feira, dia 11, em Lausanne, Suíça – três dias antes do término do prazo. “Os compromissos apresentados demonstram a solidez da candidatura Rio 2016 e a certeza de termos todas as condições de organizar a primeira edição dos Jogos olímpicos na América do Sul”, afirmou em Lausanne Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e da Comissão de Candidatura Rio 2016.

Além de Nuzman, a delegação brasileira foi integrada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, pelo Vice-Governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão; pelo Secretário Executivo do Governo Federal para o Rio 2016, Ricardo Leyser, pelo Secretário de Esportes do Governo do Estado do Rio, Eduardo Paes, pelo Secretário Especial 2016 da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ruy Cesar; e pelo Secretário Geral do Rio 2016, Carlos Roberto Osório. “A presença dos três níveis de Governo na entrega do questionário foi reconhecida pelo COI. A nossa delegação foi recebida pelo Diretor Executivo dos Jogos Olímpicos, Gilbert Felli”, comentou Nuzman.

De acordo com as regras do COI, nesta primeira fase as cidades aspirantes à sede dos jogos de 2016 devem apresentar apenas a garantia de que a Carta Olímpica será respeitada e de que a cidade sede garantirá o acesso ao país e liberdade de movimentação de todas as pessoas credenciadas nos Jogos Olímpicos. No entanto, nas cartas assinadas pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, e pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, os três níveis de Governo assumem outros importantes compromissos. Entre eles, garantias financeiras para a organização dos Jogos; garantias para execução da infra-estrutura de transporte com o compromisso de criar uma estrutura de gestão integrada de transporte; compromisso com a execução de uma política de responsabilidade ambiental, de desenvolvimento sustentável e de acessibilidade nos Jogos. Além disso, o Governo federal assume a responsabilidade de garantir a segurança máxima para todos os participantes dos Jogos, implementando um comando único de todas as forças envolvidas e os três níveis de governos se comprometem em investir em treinamento de pessoal e em equipamentos para qualificar a estrutura de segurança do Rio de Janeiro.

Para o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, chegou o momento de o Rio de Janeiro sediar os Jogos Olímpicos. “O momento é esse. Fizemos o nosso dever de casa e temos um projeto sólido. O Rio de Janeiro está pronto para demonstrar ao mundo uma forma única de celebrar os Jogos Olímpicos”, afirmou. O Secretário Executivo do Comitê Gestor do Governo Federal para o Rio 2016, Ricardo Leyser, ressaltou a importância da entrega do questionário. “Este é o primeiro passo para a conquista de um sonho que transformará o esporte brasileiro, o Rio de Janeiro e o Brasil, e abrirá novas perspectivas para a juventude brasileira”, enfatizou. Para o Secretário Especial 2016 da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ruy Cezar os Jogos Olímpicos no Rio serão uma conseqüência do Rio 2007. “O sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 é uma demonstração inequívoca da capacidade de o Rio de Janeiro organizar megaeventos. Estamos oferecendo todas as garantias para a realização do Rio 2016”, garantiu.

O questionário produzido pelo Rio 2016 foi compilado numa publicação de 90 páginas dividia em 25 capítulos, cada qual abordando um tema específico definido pelo COI, além de anexos contendo mapas, plantas e tabelas com informações sobre infra-estrutura de transporte, acomodação e instalações.

Por determinação do COI, foram entregues nesta sexta-feira em Lausanne 80 exemplares do questionário, 30 cópias eletrônicas da publicação, carta de garantia conjunta assinada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Governador do Estado do Rio, Sergio Cabral Filho e pelo Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, com anexos específicos dos compromissos de cada nível de governo e moções de apoio da Câmara Municipal do Rio e da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Os questionários das cidades aspirantes serão analisados pelo corpo técnico do COI, que em junho próximo decidirá quais cidades se tornarão candidatas à sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

ATENÇÃO: o questionário entregue nesta sexta-feira, dia 11, ao Comitê Olímpico Internacional estará disponível para consulta no site do Rio 2016 (www.rio2016.org.br) a partir de terça-feira, dia 15.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.