O último dia da ISSF World Cup Rio de Janeiro Rifle / Pistol 2023 foi marcado pela primeira medalha de ouro da França e da Noruega na competição, nas provas Pistola de Tiro Rápido Masculino e Carabina 3 Posições 50m Feminino. A Itália terminou na liderança do quadro de medalhas (duas de ouro e uma de bronze), enquanto a China, segunda colocada, conquistou o maior número: oito. E de 11 a 19 de abril de 2024, o Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE) voltará a ser a sede do tiro esportivo mundial com a realização da ISSF Final Olympic Quaification Championship Rifle / Pistol, última classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris
Na primeira final desta segunda-feira, Jean Quiquampoix ganhou a primeira medalha de ouro para a França na competição na Pistola Tiro Rápido 25m Masculino. Com regularidade e precisão, o francês venceu o chinês Lu Zhiming por 34 a 30, depois de 40 tiros. O bronze ficou com o polonês Oskar Miliwek.
O Brasil teve a participação de três atletas na prova: Emerson Duarte (23º – 567pts), Vladimir Silveira (32º – 548pts) e Felipe Wu (33º – 548pts). A premiação foi feita pelo Secretário Geral da ISSF, Willi Grill, e pelo Delegado Técnico da competição, Rafael Guerra.
A última medalha de ouro da edição 2023 foi conquistada pela norueguesa Jeanette Duestad, na Carabina 3 Posições 50m Feminino. Depois de terminar a fase de classificação em quarto lugar, Duestad dominou a final desde o início para ganhar da indiana Nischal Nischal por 3.5pts de vantagem: 461.5 a 458pts. O bronze foi para Laura Grundsoee, da Dinamarca.
Geovana Meyer foi a brasileira melhor classificada, em 24º com 583pts, e ficou a quatro pontos de uma vaga entre as oito finalistas. Já Andressa Souza somou 562pts. A premiação foi feita pelo Secretário Geral da ISSF, Willi Grill, e pelo presidente da CBTE, Jodson Edngton.
Itália lidera quadro de medalhas
Depois de cinco dias de prova, dez finais e 30 medalhas distribuídas, a Itália terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas: duas de ouro e uma de bronze (três no total). A China ficou na segunda posição com uma de ouro, quatro de prata e três de bronze (oito). Hungria e Noruega dividiram a terceira colocação com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze (três). Três países finalizaram empatados em quinto: França, Alemanha e Índia, com uma de ouro e uma de prata (duas no geral).
A ISSF World Cup Rifle / Pistol Rio de Janeiro 2023 teve a organização da CBTE em parceria com o Ministério do Esporte e o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Exército Brasileiro, da ISSF e da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).
Foto: Carol Bittencourt