É BRONZE! Na final da Pistola de Ar 10m Masculino dos XIX Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, Felipe Wu garantiu a medalha de bronze e Philipe Chateaubrian terminou em quarto lugar. Na fase de classificação, Wu foi o terceiro colocado, com 573 pontos, enquanto Chateaubrian finalizou em quinto, com 571 pontos. Essa foi a segunda medalha de Felipe Wu em três participações no Pan, a primeira foi o ouro em Toronto 2015. A medalha de ouro em Santiago e a vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024 ficou com o canadense Tugrul Ozer e a prata com o americano James Hall.
“A fase classificatória foi dura desde o começo, mas eu consegui me recuperar e passei em terceiro para a final. No começo da final o tiro não estava entrando e fiquei nervoso. Depois consegui me controlar um pouco mais, mas mesmo assim não foi da forma que eu imaginava. É claro que a gente já sabia que o objetivo dessa competição, além da medalha, é claro, era conquistar a vaga olímpica. E eu vim preparado para isso, treinei muito bem, mas infelizmente não veio. Fico satisfeito por ter conseguido uma medalha de bronze, que é uma coisa bacana, já que no Pan de Toronto 2015 também fui bronze. No apanhado geral estou satisfeito, mas com um gostinho de quero mais”, declara o medalhista de prata da Olimpíada Rio 2016.
Segundo Felipe Wu a preparação em busca da vaga olímpica não para.
“A preparação é contínua. Até conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos a preparação não para. Em março do ano que vem temos o Campeonato das Américas de Buenos Aires, na Argentina, que também vale vaga olímpica. E depois a ISSF Final Olympic Qualification Championship Rifle & Pistol, no Rio de Janeiro. Essas são as possibilidades e espero conquistar a vaga o quanto antes. Estou no caminho certo, numa crescente do ano passado para esse ano. Estou feliz com minha preparação e o resultado”, completa Wu.
O outro brasileiro na prova, Philipe Chateaubrian, ficou perto de um lugar no pódio. Ele iniciou bem a fase final e chegou a liderar a prova, mas acabou na quarta colocação.
“Abri a final bem. Existem momentos de mais pressão, mas tentei me concentrar na técnica para as coisas fluírem naturalmente. Nessa final são oito atletas e ficar em quarto sempre tem aquele gostinho de quero mais. Mas estou em constante evolução e espero continuar trabalhando para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024 e conquistar o tão sonhado lugar no pódio”.
No primeiro dia da Fossa Olímpica Masculino, o paranaense Hussein Daruich finalizou em sétimo lugar, com 47/50pts, apenas dois pontos atrás do primeiro colocado, o americano Derrick Mein (49/50pts). O catarinense Jaison Saintin ficou na 13ª colocação (45/50pts). A prova termina nesta sexta-feira com a disputa de mais 75 pratos e a fase final.
E no último dia da Fossa Olímpica Feminino, a paranaense Camilla Cosmoski assinalou 39/50pts e terminou em oitavo lugar no geral com 104/125pts (21+21+23+19+20). Já a carioca Daiana Camaz marcou 37/50pts e fechou na 14ª posição com 87/125pts (17+19+14+17+20). A medalha de ouro ficou com Adriana Ruano, da Equipe de Atletas Independentes, seguida de Ana Soto, também da Equipe de Atletas Independentes (prata) e americana Rachel Tozier (bronze).
Na Pistola de Ar 10m Feminino, a gaúcha Cibele Breide terminou a fase de classificação em 14º lugar, com 554 pontos e não garantiu uma vaga entre as oito finalistas. A mexicana Alejandra Zavala foi medalha de ouro, seguida da americana Alexis Lagan (prata) e da equatoriana Diana Durango (bronze).
Foto: Alexandre Loureiro (COB)