No próximo dia 13 de abril a Federação Paulista de Tiro Esportivo (FPTE) completa 77 anos de sua fundação, com muitos motivos para comemorar. A entidade gere oito modalidades, subdivididas em 63 divisões. Cada uma possui oito categorias, ou seja, um total possivel de 504 atletas premiados por etapa mais a final. Atualmente a FPTE possui seis mil atletas cadastrados, sendo que 2.500 competem regularmente.
“A Federação vem fomentando o Tiro Esportivo a quase 80 anos. Esse trabalho resultou em 2022 num acréscimo de mais de 60 clubes filiados. Saímos de um patamar de 30 para 96 clubes filiados e mais de 2.500 praticantes de várias modalidades, dentre elas várias modalidades olímpicas”, destaca o presidente Sidney Esteves Peinado.
Segundo o dirigente, o aumento do número de clubes filiados e de atletas levou a FPTE a desenvolver cursos para formação e habilitação dos novos e antigos clubes para sediar provas estaduais e nacionais.
“Em janeiro e março realizamos no Mutante Clube de Tiro Hortolândia o Curso de Capacitação em provas do Campeonato Paulista, seguindo o modelo de habilitação de árbitros de provas nacionais organizados pela CBTE. O curso foi ministrado pelos árbitros Miguel Saula Peinado e Alberto Veronese, com meu aval e supervisão”, explica o presidente Sidney, que também é árbitro internacional.
E dando continuidade ao planejamento de 2023, a Federação irá realizar de 28 a 30 deste mês o Curso de Árbitros Nacionais, no Clube de Tiro Base Armalite, em Itu.
“Solicitamos à Confederação e prontamente o presidente Jodson nos atendeu. O curso será ministrado pelo diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, Wissam Elias Maalouf. Teremos a participação de aproximadamente 100 árbitros e habilitação de no mínimo três multiplicadores para o Estado de São Paulo”, completa o dirigente.