Com um total de 98 pontos, a Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina foi a campeã do 49º Campeonato Sul-Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle. Na segunda colocação, ficou a Federação Gaúcha de Caça e Tiro, com 76 pontos, seguida da Federação Paranaense de Tiro Esportivo, em terceiro lugar, com 75. O SULBRA 2023 teve 1.829 inscrições e seis recordes brasileiros.
A competição teve também a participação de atletas de mais 14 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e do Distrito Federal. O Sul-Brasileiro foi disputado durante cinco dias no Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba (PR); no Clube Caxiense de Caça e Tiro, em Caxias do Sul (RS); e na Associação Gaúcha de Atiradores de Rifle, em Tupanciretã (RS).
Um dos destaques da competição foi Felipe Wu, vencedor em quatro provas: Pistola de Ar 10m Masculino – Sênior Classe A (576pts), Pistola 50m Masculino – Sênior (551pts), Pistola de Tiro Rápido Masculino – Sênior (573pts) e Pistola Standard Masculino – Sênior (567pts).
Já Cassio Rippel foi o ganhador em três provas: Carabina 3 Posições Masculino Sênior (584pts), Carabina de Ar Masculino – Sênior Classe A (611,70pts) e Carabina Deitado Masculino – Sênior (629,10pts).
No feminino, Geovana Meyer garantiu o primeiro lugar na Carabina 3 Posições Feminino – Dama (587pts) e na Carabina de Ar Feminino – Dama Classe A (613,90pts). Nessa mesma prova, Brenda Pereira foi a vencedora da Júnior Feminino, com 617,70 pontos, e fez a melhor pontuação entre todas as participantes do Feminino.