Em parceria com a CBTE, a Federação Alagoana de Tiro (FALT) realizou no Clube Central das Armas Indoor, em Maceió, o Curso de Formação para Árbitro Nacional – Habilitação em Provas Nacionais da Confederação. O curso com aulas teóricas e práticas foi ministrado durante dois dias pelo Diretor de Arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, Wissam Elias Maalouf, e alcançou seus objetivos.
“Foi um curso muito bem organizado e contamos com uma excelente estrutura oferecida pela Federação Alagoana, tendo a frente o presidente Marco Helder. Vale ressaltar o apoio e o comprometimento da equipe da Federação, que se esmerou ao máximo para tudo ficar perfeito. E realmente tudo funcionou da melhor forma possível”, disse Wissam.
O dirigente destaca que os 21 participantes representaram dez clubes do estado, inclusive do interior, o que é muito importante para a divulgação do trabalho da CBTE e da Federação. Ainda segundo Wissam, todos saíram satisfeitos com os novos conhecimentos e as informações repassadas.
“Tenho certeza de que esse trabalho vai frutificar. Também foi importante ver o entusiasmo e a interação desses novos 21 árbitros durante o curso, o que demonstra o interesse e a vontade em dar continuidade ao aprendizado e aplicar o conhecimento adquirido. Todos os participantes receberam a carteirinha, o cadastro e o certificado da Federação Alagoana para exercerem a função de árbitro estadual, já que o curso foi válido para o âmbito nacional e estadual”, completa Wissam.
O presidente da Federação Alagoana de Tiro, Marco Helder, destacou a importância da realização presencial do Curso de Arbitragem e ter novos 21 árbitros preparados e certificados.
“Foram dois dias de aprendizado com muita troca de experiência, exemplos de problemas, utilização de calibradores etc. O Wissam além de um grande amigo, é um diretor de arbitragem com grande experiência e pôde dividir isso conosco. Os novos árbitros receberam tanto o credenciamento de árbitro nacional pela CBTE como o de árbitro estadual pela FALT. Nossa Federação se fortaleceu com essa formação e está convicta que será muito bem representada por cada um deles nos Regionais e nas provas on-line da CBTE”.
No encerramento do curso, uma das várias mensagens deixadas pelo diretor de arbitragem da CBTE chamou a atenção. Wissam lançou um desafio para os clubes de Alagoas e a Federação para que até o fim de 2025.todos construíssem estande de ar comprimido e incentivassem seus atletas para o tiro olímpico.