FAZEM 100 ANOS QUE O BRASIL CONQUISTOU PELO TIRO ESPORTIVO SUAS TRÊS PRIMEIRAS MEDALHAS OLÍMPICAS

Facebook
WhatsApp
Email

Foi exatamente há 100 anos, no dia 2 de agosto de 1920, na Antuérpia, Bélgica, que o Brasil ganhou a sua primeira medalha olímpica. E não foi a primeira do Tiro Esportivo apenas. Nenhuma outra modalidade esportiva havia conquistado tal feito até aquela data.

E não foi só isso… Naquela segunda-feira, contrariando todas as adversidades que tornaram a histórias daqueles sete atletas do Tiro Esportivo épica, o nosso porta-bandeira e também capitão da equipe, Afrânio da Costa conquistou a prata na Pistola Livre 50m. Naquele mesmo dia, mais tarde, tiveram a grata notícia de ter conquistado também o bronze por equipe na mesma prova, que além de Afrânio, contou por Guilherme Paraense, Dario Barbosa e Sebastião Wolf, também na Pistola Livre 50m.

No dia seguinte, 3 de agosto, ocorreu o fato que acabou ficando mais famoso na história: a conquista da medalha de ouro por Guilherme Paraense, na Pistola Rápida 25m.

Com estas vitórias o Tiro Esportivo acumulou a conquista das três primeiras medalhas brasileiras de toda a história de nosso país, sendo também as únicas a serem conquistadas pelos brasileiros naquele ano, que contavam ainda com quatorzes atletas divididos nas equipes de Natação, Polo Aquático, Saltos Ornamentais e Remo.

A partir de amanhã até o dia 9 de agosto, a CBTE realizará a Copa Afrânio Costa de Tiro ao Prato 2020 em homenagem a este grande atirador que mais tarde, entre 1947 e 1962 foi Presidente de nossa instituição (na época denominada Confederação Brasileira de Tiro ao Alvo), sendo também um dos fundadores como representante do seu clube de coração, o Fluminense Football Club, no Rio de Janeiro.

Não deixe de assistir a esta produção que demonstra a saga dos brasileiros até a conquista das medalhas.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.