Depois de sete dias de competição no Polígono de Tiro CODEFEN Pudahuel, terminou nessa sexta-feira a competição de tiro esportivo nos XIX Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. No último dia de disputa, a Equipe Brasileira – CBTE do Time Brasil marcou presença nas três provas, tendo se classificado para duas finais e a disputa de uma medalha de bronze.
Na Pistola de Ar 10m Equipe Misto, Felipe Wu e Cibele Breide ficaram a apenas dois pontos de brigar pela medalha de ouro. A dupla brasileira fechou a primeira fase na quarta posição, com 569 pontos, e se classificou para a disputa da medalha de bronze com os Estados Unidos, que somaram 571 pontos. Na decisão, a equipe americana levou a melhor. A medalha de ouro foi para o México 2, enquanto o México 1 assegurou a prata.
Na Carabina 3 Posições Masculino, Cassio Rippel ficou em terceiro lugar na fase de classificação com 585 pontos (ajoelhado – 196pts, deitado – 200pts e em pé – 189pts) e garantiu uma vaga entre os oito finalistas. Na fase final, Cassio acabou em sétimo. Já Eduardo Sampaio foi o nono colocado, com 574 pontos (ajoelhado – 194pts, deitado – 198pts e em pé – 182pts) e ficou fora da final por apenas um ponto. Medalha de ouro para o mexicano Carlos Quezada, prata e bronze para os americanos Timothy Sherry e Lucas Kozeniesky, respectivamente.
No segundo dia da última prova do Pan, a Fossa Olímpica Masculino, Jaison Santin assinalou 69/75 pontos, 114/125pts no total e finalizou na sétima posição, apenas um ponto de uma vaga entre os seis finalistas. Já Hussein Daruich marcou nas últimas três séries 66/75pts, 113/125pts no geral e o décimo lugar. Os três medalhistas foram Jean Pierre Cardenas, da Equipe de Atletas Independentes (ouro), Leonel Martinez, da Venezuela (prata), e Hebert Brol, da Equipe de Atletas Independentes (bronze).