Título inédito em evento histórico! Os brasileiros Dians Presutto (MT) e Ademar Nonato (MT) garantiram a medalha de ouro e de prata, respectivamente, na 1º Torneio Brasil x Argentina de Carabina Mira Aberta 10m. A prova brasileira foi realizada no último domingo no estande de 10m do Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), no Rio de Janeiro. Já a competição argentina foi disputada no Estande de Tiro Federal Argentino Suizo de São Carlos, em Santa Fé. Na prova por equipes, computados a pontuação dos dez primeiros colocados de cada país, o Brasil somou 3.029,1pts contra 3.008,6pts da Argentina.
Segundo Wissam Elias Maalouf, diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, o projeto começou a ser discutido no fim do ano passado e foi acertado em abril desse ano durante o Campeonato das Américas, em Buenos Aires. A competição inovadora foi disputada on-line e simultaneamente nos dois estandes, o que nunca havia acontecido antes. A disputa começou com 20 atletas em cada estande e os oito melhores se classificaram para a grande final, numa disputa emocionante e ponto a ponto.
Os 20 brasileiros que participaram do Torneio Brasil x Argentina
“A Copa CBTE de Carabina Mira Aberta teve sua primeira edição em 2019, a pedido dos atletas, que desejavam ter a experiência de uma disputa nos moldes da Final Olímpica de Carabina. E foi um sucesso! Em 2023, aproveitamos a Copa para homenagear três grandes damas do tiro esportivo brasileiro, que deram nome aos troféus: Angelamaria Lachtermacher , Tânia Mara e Victoria Pacheco”, lembra Walter Almeida “Lobão”, diretor de Provas Nacionais da CBTE. “Esse ano, por iniciativa do Diretor de Arbitragem da CBTE, Wissam Maalouf, e do presidente da Federação Argentina de Tiro, Ariel Martinez, a Copa se “internacionalizou” e foi uma bela festa, tanto aqui quanto na Argentina. Que seja a semente para um ranking sul-americano de Provas Nacionais”, completa o dirigente.
O arbitro Marcos Correa orienta os atletas antes da final
Para garantir o título internacional, Dians Presutto, que terminou a fase de classificação em sexto lugar, superou 15 atletas na fase final que reuniu os oito melhores de cada país, nos seus respectivos estandes. O brasileiro garantiu o primeiro lugar com 248.0 pontos, após 24 disparos, contra 245.0pts de Ademar Nonato, o segundo colocado. A medalha de bronze foi para a argentina Lúcia Serra, com 243,5pts, enquanto seu compatriota Santiago Ayala finalizou em quarto, com 242.7pts. O brasileiro Marcelo Dendena (RS) ficou na quinta posição.
Dians começou no tiro esportivo por brincadeira em competições municipais promovidos por torneios de lojas de caça e pesca. Em 2018 foi seu primeiro ano na CBTE e já conquistou o vice-campeonato na Carabina Mira Aberta (CMA). No ano seguinte sagou-se campeão brasileiro na mesma disciplina. A partir daí esteve sempre presente no pódio nas competições por Equipe e individual.
“Sou muito feliz e realizado nesse esporte que é o tiro esportivo. Essa conquista inédita internacional levando o Brasil ao top do pódio foi maravilhoso. A emoção ficou à flor da pele com tremores, coração acelerado, muito nervosismo. Mas tudo isso foi aos poucos sendo superado pela energia positiva da torcida que abalou as estruturas do estande”, explica o atleta do Sorriso Clube de Tiro (MT) e recordista brasileiro por Equipe em 2023.
Ademar (2º), Dians (1º) e Marcelo (3º)
Na Copa Brasil CBTE de Mira Aberta 10m, Dians Presutto foi o primeiro colocado seguido de Ademar Nonato (2º), Marcelo Dendana (3º), Emanuel Sobral (PE), em quarto, e de Francisco Forte (PB), em quinto.
Classificação Final – 1º Torneio Brasil x Argentina
1º- Dians Presutto (BRA); 2º- Ademar Nonato (BRA); 3º- Lúcia Serra (ARG); 4º- Santiago Ayala (ARG); 5º- Marcelo Dendena (BRA); 6º- Yamila Oreste (ARG); 7º- Emanuel Sobral (BRA); 8º- Martin Colautti (ARG); 9º- Francisco Forte (BRA); 10º- Victória Parodi (BRA); 11º- Vinicius de Souza (BRA); 12º- Nicolas Cettour (ARG); 13º- Rangel Gomes (BRA); 14º- Bautista Ballerino (ARG); 15º- Alexandre Araújo (BRA); 16º- Martin Goycochea (ARG).
Arbitragem e atletas da Copa CBTE
Classificação Final – Copa CBTE
1º- Dians Presutto; 2º- Ademar Nonato; 3º- Marcelo Dendena; 4º- Emanuel Sobral; 5º- Francisco Forte; 6º- Vinicius de Souza; 7º- Rangel Gomes; 8º- Alexandre Araújo.
Atletas argentinos de Carabina Mira Aberta
Classificação Final – Copa Argentina
1º- Lúcia Serra; 2º- Santiago Ayala; 3º- Yamila Oreste; 4º- Martin Colautti; 5º- Victória Parodi; 6º- Nicolas Cettour; 7º- Bautista Ballerino; 8º- Martin Goycochea.
Fotos: Carol Bittencourt e Divulgação