DIRETORIAS TÉCNICAS DIVULGAM A PREVISÃO DE REINÍCIO DAS COMPETIÇÕES PARA AGOSTO

Facebook
WhatsApp
Email

Com objetivo de estabelecer um formato para retorno das atividades esportivas da CBTE, as Diretorias Técnicas estabeleceram alterações no Campeonato Brasileiro 2020 e na maneira como as competições serão abordadas, com retorno previsto para agosto e rankings mantidos inalterados devido as diferentes situações de isolamento impostas pelas autoridades locais de cada cidade e estado.

A CBTE está seguindo, com rigidez, protocolo e orientações do COB – Comitê Olímpico Brasileiro que tem realizado diversas discussões com as Confederações dos diversos esportes com objetivo de encontrar as melhores soluções para o retorno das competições e treinamentos e diminuir o prejuízo e impacto sobre os atletas.

Em face da dificuldade de serem previstos acontecimentos em meio à pandemia, as datas aqui divulgadas estarão sujeitas a alterações e a cancelamentos, em casos adversos que possam surgir no futuro, em um ou mais locais em nosso país.

Confira como ficou, por ora, definida a situação em cada uma das diretorias da CBTE:

EVENTOS REGIONAIS
Todos os eventos regionais, de todas as diretorias, foram definitivamente cancelados.

TIRO AO PRATO OLÍMPICO

Campeonato de Excelência
Serão oferecidos 4 eventos presenciais, entre agosto e novembro, em clubes já definidos. Cada evento terá premiação local e não serão válidos para o Campeonato Brasileiro.

12 a 16 de agosto
Copa Rio Grande do Sul Shotgun 2020 – Caxias do Sul – RS

16 a 20 de setembro
Copa São Paulo Shotgun 2020 – Santana do Parnaíba – SP

14 a 18 de outubro
Copa Paraná Shotgun 2020 – Guarapuava – PR

25 a 29 de novembro
Copa Minas Gerais Shotgun 2020 – Belo Horizonte – MG

O Campeonato Brasileiro 2020 terá lugar no Rio de Janeiro, entre 9 e 13 de dezembro, em paralelo a já tradicional Copa Brasil de Tiro ao Prato, e elegerá os campeões brasileiros, ou seja, a disputa dos campeões em 2020 dependerá exclusivamente do resultado obtido em dezembro, no Rio de Janeiro.

As 4 copas realizadas e o Campeonato Brasileiro terão apoio do Comitê Olímpico de Clubes, e seus resultados farão parte do Campeonato Interclubes da CBTE, nos moldes e regras já divulgados anteriormente.

Campeonato Light (on-line)
Da mesma forma do que será ofertado pelas disciplinas do Excelência, as disciplinas “light” contarão com 4 copas on-line, ou seja, distribuídas normalmente nos diversos locais espalhados em todo o Brasil. Estas copas terão premiação para os 3 melhores resultados obtidos pelos atletas, nas diversas disciplinas, categorias e classes em âmbito nacional. A premiação será enviada após o término da apuração, para o clube onde o atleta participou.

03/08 a 09/08
Copa Afrânio Antonio da Costa de Tiro ao Prato 2020

07/09 a 13/09
Copa Gen Ladário Pereira Telles de Tiro ao Prato 2020

28/09 a 04/10
Copa Gen Oromar Osório de Tiro ao Prato 2020

02/11 a 08/11
Copa Antonio Martins Guimarães de Tiro ao Prato 2020

Com objetivo de facilitar aos clubes a adoção de medidas de segurança e prevenção, o período de execução das provas foi estendido para a semana inteira, cabendo a cada local a distribuição e melhor acomodação de seus atletas durante este período.

TRAP NACIONAL
O Trap continuará com as mesmas datas já publicadas no Calendário da CBTE, tendo as etapas de agosto em diante, convertidas em Copas On-line e sem validade dos resultados para o Campeonato Brasileiro.

Veja como ficaram distribuídas as Copas:

27/08 a 30/08
Copa Humberto Augusto Silva de Trap Nacional 2020

24/09 a 11/10
Copa Cel Ronaldo Marcelo Aldo Martins de Trap Nacional 2020

12/11 a 15/11
Copa Carlos Alberto Sartorelo Vieira de Trap Nacional 2020

Em todas as copas serão premiados com medalhas os atletas que alcançarem os 3 primeiros lugares, em cada disciplina, categoria e classe. As medalhas serão enviadas ao clube onde o atleta participou, após o fechamento de cada evento aos cuidados do delegado local.

O Campeonato Brasileiro de Trap também será definido em uma única etapa presencial a ser disputada entre os dias 17 e 22 de novembro.

CARABINA, PISTOLA E RIFLE
As diretorias das disciplinas de Carabina, Pistola e Rifle, decidiram também substituir as etapas do Campeonato Brasileiro que haviam sido definidas para 2020, e seriam realizadas a partir de agosto, por Copas On-line, como segue, sem validade para o Campeonato Brasileiro:

20/08 a 23/08
Copa Edmar Vianna de Salles de Car/Pst/RF 2020

17/09 a 20/09
Copa Alfredo Lália Filho de Car/Pst/RF 2020

22/10 a 25/10
Copa Alberto Pereira Braga de Car/Pst/RF 2020

12/11 a 15/11
Copa Felipe de Almeida Wu de Car/Pst/RF 2020

Os campeões, tal como nas outras diretorias, serão conhecidos entre os que disputarem o Campeonato Brasileiro, evento que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de novembro. As diretorias técnicas estão estudando como será a melhor forma para realização deste grande evento.

Ranking Qualidade
O Ranking Qualidade do Tiro ao Prato Olímpico e de Carabina e Pistola serão mantidos inalterados, tal como se encontram presentemente, de acordo com o critério de tempo estipulado por cada diretoria em seus regulamentos, até que haja condições mais favoráveis para a retomada dos mesmos.

Realização das Copas e Campeonato Brasileiro
A realização do Campeonato Brasileiro de todas as diretorias, embora definidos acima, podem sofrer alteração. Afinal, não há como prever os desdobramentos desta pandemia da Covid 19, e possíveis restrições que possam ocorrer no futuro por parte das autoridades competentes. Desta forma solicitamos a todos que aguardem mais um pouco antes de adquirirem suas passagens aéreas ou reservarem os hotéis para estes eventos. Acreditamos que daqui a algum tempo teremos um melhor panorama para ratificar a nossa decisão.

Protocolo da Retomada
A CBTE, é claro, está coordenando esta retomada das atividades no esporte, mas irá orientar a todos os Clubes e Federações no sentido de termos uma volta segura às atividades esportivas. Em breve divulgaremos um documento com todo o protocolo a ser seguido pelas entidades que oferecerão nossos eventos.

Todas as medidas preparadas visam a melhor forma de retomada do esporte de forma gradual e responsável. As diretorias e a presidência da CBTE estão se empenhando muito para trazer, dentro deste cenário adverso, as melhores opções para todos.

Programa Bolsa Atleta
As regras para definição dos critérios de indicação para o Programa Bolsa Atleta serão revistas e informadas assim que obtenhamos uma posição dos órgãos competentes.

Homenagem
As copas criadas no Prato Light e no Trap carregam o nome de ex-presidentes da CBTE já falecidos e que ajudaram a instituição em tantos outros momentos difíceis, e, as da Car/Pst/RF, fazem diversas homenagens: Ao Sr Edmar por ser o atleta mais antigo da CBTE ainda em atividade; a Alfredo Lália como representante dos árbitros, sendo ele hoje respeitado internacionalmente por sua carreira junto a ISSF; Alberto Pereira Braga, o número 1 da CBTE, e uma unanimidade entre aqueles que o conheceram como atleta e dirigente de nossa entidade; e Felipe Wu que conquistou para o Brasil a prata nos Jogos Olímpicos 2016.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.