No último dia da Copa Sudamericana Rio de Janeiro de Rifle e Pistola, 2023, disputada durante cinco dias no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), a Equipe Brasileira – CBTE conquistou 14 medalhas: seis de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. O destaque individual desta segunda-feira foi Cibele Breide na Pistola de Ar 10m Feminino com dois ouros – individual e por equipe – e um bronze na Equipe Misto. A competição teve a presença de 121 atletas representando 11 países.
“A conquista dessas medalhas é uma satisfação muito grande porque amo o que eu faço, embora exija muito da gente como atleta. Vou completar quase um mês fora de casa e ainda ficarei mais uns 15 dias por conta das competições. Eu fico na casa dos amigos e a gente se abraça, é uma família que se ajuda”, explica Cibele. “Estamos treinando forte porque é justamente para quando se colocar nessas situações de estresse e muito adrenalina, conseguir render para alcançar esses resultados. Eu tinha aquela esperança. Você acredita, você pensa, mentaliza e o negócio acontece. Se você não desejar isso, do que vale só atirar por atirar. Não teria porque eu competir”, destaca.
Na final da Pistola de Ar 10m Feminino, Cibele superou Marina Mendonça no último tiro para ganhar o ouro. O bronze ficou com a peruana Annia Becerra. Na competição por equipe, Cibele Breide, Mariana Betoni e Paula Yado Sayuri asseguraram a medalha de ouro. O Chile terminou com a prata. Na Equipe Misto, bronze para Cibele e Felipe Wu. Nos Juniores, mais uma dobradinha brasileira com a medalha de ouro de Mariana Betoni e a prata de Ana Beatriz da Silva.
Na Pistola de Ar 10m por Equipe, medalha de ouro para o Brasil com Adalto Silveira, Felipe Wu e Philipe Chateaubrian. Prata para o Peru e bronze para o Chile. Na prova individual, bronze para Roberto Gomes. O ouro ficou com o argentino Juan Frangueiro e a prata com o peruano Marko Carrillo. Felipe Wu e Philipe Chateaubrian terminaram em quarto e sexto lugares, respectivamente. E nos Juniores, Caio de Almeida garantiu a medalha do ouro ao superar o chileno Diego Santiago (prata) e o peruano Luis Felipe Delgado (bronze).
Na Carabina 50m Deitado Masculino, os brasileiros dominaram o pódio com a medalha de ouro de Cassio Rippel, a prata de Leonardo Vagner e o bronze de Eduardo Sampaio. Na Carabina 50m Deitado Feminino, Fernanda Esteves assegurou a prata. As argentinas Rosa Fournel e Maria Sofia Lamarque ficaram com o ouro e o bronze, respectivamente. E na Carabina de Ar 10m Equipe Misto, Geovana Meyer e Eduardo Sampaio ganharam a disputa do bronze contra Andressa Souza e Cassio Rippel. Ouro para a Argentina (Fernanda Russo e Alexis Eberhardt) e prata para o Peru (Jaime Morales e Sara Vizcarra).
Foto: Carol Bittencourt