O Comitê Olímpico do Brasil (COB) irá realizar na próxima terça-feira (dia 3), no Rio de Janeiro, a primeira edição do Fórum Nacional do Esporte Seguro. O objetivo é aumentar o engajamento das Confederações Nacionais, Clubes e Organizações parceiras no tema. Para isso, o Fórum vai promover a conscientização sobre questões de segurança no esporte; identificar e discutir os desafios comuns que as organizações esportivas enfrentam em relação à segurança no Esporte, e compartilhar e discutir as boas práticas relacionadas à segurança.
“O Esporte Seguro é uma jornada, que começa com ações educacionais, passa pelo estabelecimento de Políticas e Procedimentos que norteiem as ações das instituições, pelo estabelecimento de um canal confiável e sigiloso para as denúncias e termina com o processo de recepção, acolhimento e remediação. Os maiores esforços e investimentos do COB são na prevenção aos desvios éticos, porque queremos que esses casos cheguem a zero ou muito próximo disso. O Fórum vem como mais uma iniciativa nesse sentido”, explicou o Diretor-geral Rogério Sampaio.
O Fórum contará com apresentações de palestrantes internacionais como Kirsty Burrows, líder da Unidade de Esporte Seguro do Comitê Olímpico Internacional (COI), que abrange as áreas de proteção e saúde mental; Mônica Rivera, vice-presidente de Educação e Pesquisa, e Hannah Hinton, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Compliance, ambas do U.S. Center for SafeSport; e Havard B. Overgrad, conselheiro sênior do Comitê Olímpico e Paralímpico Norueguês e da Confederação de Esportes da Noruega desde 2007.
O COB tem realizado diversas ações para a promoção do Esporte Seguro, como a criação de um canal de denúncias, campanhas e atividades educativas nos eventos realizados pela entidade, assim como cursos on-line e gratuitos sobre o tema. Dentro do Fórum, será lançado o Manual de Salvaguarda Internacional para Crianças no Esporte, documento que oito salvaguardas, ou seja, oito padrões mínimos de segurança para o ambiente esportivo.
“O COB vem realizando uma série de ações em busca de um ambiente mais saudável para a prática esportiva. Entendemos que hoje somos uma entidade madura em relação ao tema e podemos contribuir para que outros espaços além do Time Brasil estejam seguros. Por isso, estamos com o foco em ajudar a criar um sistema preparado para as situações que podem acontecer com as crianças, porque, em estando preparado para exercer a proteção a elas, o ambiente estará preparado para os demais casos”, completou Soraya Carvalho, líder do Programa Esporte Seguro no COB.
Os cursos de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, com a edição para adultos, lançada em março de 2020, e a edição Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens, desde fevereiro de 2021, e o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando, inaugurado em abril de 2021, foram obrigatórios para atletas e membros de delegação que participaram dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e seguem para todas as demais missões do Time Brasil. O PES também está presente em todos as Missões do Time Brasil, com oficiais de salvaguarda, verificação de antecedentes criminais, Canal de Ouvidoria e Ética e palestras educativas presenciais e online.
Atualmente, mais de 20 mil pessoas já participaram das ações do COB sobre os temas de ética, prevenção e enfrentamento da violência, assédio, abuso e racismo.