COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL LANÇA O PROGRAMA ESPORTE SEGURO PARA ORGANIZAÇÕES

Facebook
WhatsApp
Email

Com o objetivo de ajudar a tornar o esporte um lugar ainda mais seguro e ético, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), anuncia o Programa Esporte Seguro para Organizações. A iniciativa foi lançada hoje, dia do profissional de educação física, em uma reunião on-line, e busca contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo.

“Após implementar no COB uma série de iniciativas para um ambiente mais inclusivo e seguro, estamos convidando as entidades e todos os interessados da comunidade esportiva para agirmos juntos, nos apoiando e fortalecendo. Entendemos que para conquistar um ambiente saudável, precisamos de muitos braços e pessoas conscientes, decididas a conquistar um objetivo em comum. A reunião do dia 1º de setembro, será um momento dedicado para explicar melhor o Programa às organizações. Apresentaremos o projeto, como está estruturado e como cada organização pode fazer para aderir ao Programa Esporte Seguro para Organizações”, afirma Soraya Carvalho, gerente do IOB.

O Programa vai orientar e disponibilizar conteúdos, documentos e informações sobre os assuntos relativos ao Esporte Seguro. Alguns dos objetivos junto às organizações, são: a disseminação da importância desses temas, o apoio à criação de campanhas educativas sobre o Esporte Seguro, dar subsídio às entidades para implementação de ações efetivas em relação à segurança no esporte, incentivo à criação de canais de denúncia, estimulo à realização de treinamentos, entre outros. O COB acredita que a comunidade esportiva só tem a ganhar com um ambiente mais saudável.

“Os últimos anos foram de muito estudo e ação para o COB. Com muita dedicação e cuidado, realizamos diversas ações para a promoção do Esporte Seguro, criamos o canal de denúncias, produzimos materiais de orientação, folders, realizamos campanhas e atividades educativas nos eventos realizados pelo COB, além de criarmos e disponibilizarmos cursos on-line e gratuitos sobre o tema. Como um dos grandes resultados já conquistados, no dia 18 de maio deste ano, na data da comemoração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o COB ganhou o Prêmio Neide Castanha, pelo trabalho realizado. Ficamos muito felizes e orgulhosos com essa conquista, o que reforçou a nossa vontade de promover junto a outras organizações o compromisso de garantir um ambiente saudável. Vamos seguir juntos criando um ambiente seguro para todas e todos da comunidade do esporte”, disse Rogério Sampaio, diretor geral do COB.

Atualmente, mais de 10 mil pessoas já participaram das ações do COB sobre os temas de ética, prevenção e enfrentamento da violência, assédio, abuso e racismo. Os cursos de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, com a edição para adultos, lançada em março de 2020, e a edição Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens, desde fevereiro de 2021, e o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando, inaugurado em abril deste ano, foram obrigatórios para atletas e membros de delegação que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Conheça o IOB
O IOB é a área de educação do COB para o esporte olímpico. O seu objetivo maior é gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento. Em cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos, o IOB pretende contribuir de forma significativa para o amadurecimento do esporte nacional de alto rendimento.

O IOB atua por meio dos seus principais programas: Programa de Gestores, Programa de Carreira do Atleta, Academia Brasileira de Treinadores, além de realizar Projetos Especiais.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.