COB TERÁ BASE EM SAINT-OUEN, A 600M DA VILA OLÍMPICA, PARA OS JOGOS PARIS 2024

Facebook
WhatsApp
Email

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá a cidade de Saint-Ouen-sur-Seine como base de apoio para a delegação nacional durante os Jogos Olímpicos Paris 2024. O acordo com a Prefeitura local foi firmado nesta quinta-feira, em um evento realizado na cidade francesa, que contou com a presença do presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira, do prefeito de Saint-Ouen, Karim Bouamrane, e de outras autoridades, como Fabio Marzano, cônsul-geral do Brasil em Paris, e Étienne Thobois, diretor geral do Comitê Organizador Paris 2024.

“O objetivo do COB é ter excelência em suas ações e esta parceria com Saint-Ouen será fundamental para nós. Montaremos aqui nossa principal base de apoio e ofereceremos serviços exclusivos para a delegação brasileira daqui a dois anos. Tenho certeza de que essa será uma troca de experiências enriquecedora para os dois lados”, afirmou Paulo Wanderley, que assinou o contrato ao lado do prefeito e de dez crianças da Escola Petit Prince, uma das instalações do COB em Saint-Ouen.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá a cidade de Saint-Ouen-sur-Seine como base de apoio para a delegação nacional durante os Jogos Olímpicos Paris 2024. O acordo com a Prefeitura local foi firmado nesta quinta-feira, 16, em um evento realizado na cidade francesa, que contou com a presença do presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira, do prefeito de Saint-Ouen, Karim Bouamrane, e de outras autoridades, como Fabio Marzano, cônsul-geral do Brasil em Paris, e Étienne Thobois, diretor geral do Comitê Organizador Paris 2024.

“O objetivo do COB é ter excelência em suas ações e esta parceria com Saint-Ouen será fundamental para nós. Montaremos aqui nossa principal base de apoio e ofereceremos serviços exclusivos para a delegação brasileira daqui a dois anos. Tenho certeza de que essa será uma troca de experiências enriquecedora para os dois lados”, afirmou Paulo Wanderley, que assinou o contrato ao lado do prefeito e de dez crianças da Escola Petit Prince, uma das instalações do COB em Saint-Ouen.

“Esta é uma parceria histórica para nós. O Brasil é um grande país, de força econômica e esportiva, símbolo de pluralidade cultural. Teremos aqui em Saint-Ouen um mini Brasil, o que nos enche de orgulho”, declarou Karim Bouamrane.

Em Saint-Ouen, o COB terá cinco instalações à disposição, a apenas 600 metros da Vila Olímpica, em Saint-Denis: Château Saint-Ouen, Escola Petit Prince; Parque das Docas, Ginásio das Docas e Serra Wangari. Cada um desses locais oferecerá serviços específicos no período dos Jogos.

Monumento histórico e símbolo da cidade, o Château Saint-Ouen pode acomodar serviços médicos, preparação mental, áreas operacionais e alimentação brasileira, além de ser o ponto de encontro dos atletas com seus amigos e familiares. Função similar terá a Escola Petit Prince, base de apoio voltada à performance esportiva.

No Parque das Docas será construída uma quadra temporária e exclusiva
para o vôlei de praia. Já no Ginásio das Docas, as seleções masculina e feminina de vôlei de quadra poderão realizar seus treinos de quadra e academia a menos de 10 minutos da Vila Olímpica, sem restrição de horário. Por fim, a Serra Wangari receberá a operação de uniformes.

“A base em Saint-Ouen vai proporcionar uma enorme facilidade aos atletas. Teremos áreas exclusivas de treinamento, em um local bem próximo à Vila, e todos os serviços à disposição. Isso vai reduzir de forma considerável o tempo de deslocamento das equipes”, explicou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.

“Tóquio exigiu grande desafio logístico, por conta da distância, do fuso horário e dos hábitos alimentares. Em Paris serão outros desafios, e nossa operação funcionará exclusivamente no período dos Jogos: de 18 de julho, data de abertura da Vila Olímpica, até 11 de agosto, quando ocorre a Cerimônia de Encerramento”, completou Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento e Jogos e Operações Internacionais do COB.

A operação para encontrar uma base voltada aos Jogos de Paris começou a ser planejada ainda em 2019, com o mapeamento das opções disponíveis para abrigar a base brasileira. No ano seguinte, ocorreu a primeira visita técnica à capital francesa e, desde então, o COB tem realizado reuniões com as confederações para avaliar as necessidades de cada modalidade para o evento.

“Parece que vamos ter tudo por aqui. Na hora dos Jogos, precisamos desse toque final. É impressionante o quanto é perto e isso faz toda a diferença. É muito importante não perder tempo, não se desgastar com o deslocamento”, disse Marcus D’Almeida, vice-campeão mundial de tiro com arco, que está na França participando de um treinamento de campo e compareceu ao evento.

“É a primeira vez que visito Saint-Ouen e estou impressionada com o projeto. As instalações aqui são incríveis. E poder visitar tudo me permitiu entender todo o trabalho de bastidores”, completou Nathalie Moellhausen, campeã mundial de esgrima, que mora em Paris.

A seleção masculina de vôlei será a primeira a testar a operação em Saint-Ouen. A equipe comandada por Renan Dal Zotto estará na cidade francesa em agosto, às vésperas do Mundial.

Outras bases

Além de Saint-Ouen, o COB oferecerá bases de apoio às modalidades esportivas cujas competições serão realizadas fora de Paris. São os casos da vela, em Marselha; do handebol, em Lille; do remo e da canoagem, em Seine-et-Marne; e do surfe, no Taiti.

Até os Jogos Olímpicos o COB dará continuidade também à parceria firmada em julho de 2020 com a cidade de Rio Maior, em Portugal. Este ano, por exemplo, o centro de treinamento receberá atletas de natação, handebol, atletismo, triatlo e vôlei.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.