O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está aberto para o Movimento Olímpico brasileiro. Os novos membros da Comissão de Atletas do COB (CACOB) e Presidentes de Confederações, além dos representantes das novas modalidades que ingressam no programa olímpico para o ciclo Los Angeles 2028 (beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash), participaram de uma grande imersão em todo o trabalho e os projetos que estão previstos para os próximos anos. O evento foi realizado nesta terça-feira, 28/01, no Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro. A abertura foi feita pelo Presidente do COB Marco La Porta.
“É uma honra para o COB implementar essa reunião de apresentação da instituição para os novos membros do movimento olímpico brasileiro, da CACOB e confederações. Já falamos há muito tempo sobre a importância de construirmos um futuro melhor juntos, para confederações e atletas, e esse projeto tem início nessa imersão. Mostramos nosso organograma, apresentamos os gestores, parte do nosso plano de trabalho inicial e criamos conexões reais. É só o início do que pretendemos realizar nesta gestão” disse Marco La Porta, Presidente do COB.
Auditório lotado para reunião de imersão do COB
La Porta falou sobre os pilares de gestão para o ciclo Los Angeles 2028 e o Planejamento Estratégico do COB para os próximos quatro anos. O campeão olímpico e diretor-geral Emanuel Rego descreveu as premissas para atuação da Diretoria Geral. Com apoio dos profissionais, foram tratados temas como Programa Gestão, Ética e Transparência, Compliance e Jurídico. Ainda pela manhã, Manoela Penna, Diretora de Comunicação e Marketing, explicitou o funcionamento da área e o foco de atuação na nova gestão. Além disso, foram fornecidas informações de oportunidades de atuação em conjunto tanto em coberturas quanto nas mídias sociais e canal do Time Brasil no YouTube.
Na parte da tarde, a Diretoria de Esportes, que terá a consultoria de Jorge Bichara, apresentou as mudanças que serão realizadas na área e o que será mantido em termos de trabalho em conjunto com as Confederações. Entre os temas debatidos, estão Planejamento e Gestão Esportiva, Jogos Internacionais, Infraestrutura e Formação e Serviços Médicos.
Marcelo Vido, Diretor de Operações, que compreende as áreas administrativa e financeira, também detalhou as ações que serão realizadas em prol do Movimento Olímpico de acordo com o orçamento previsto para 2025.
Para Rafael Silva “Baby”, judoca dono de três medalhas olímpicas de bronze, individual em Londres 2012 e Rio 2016 e por equipes em Paris 2024, conhecer mais sobre o funcionamento do COB e as responsabilidades de cada área irá facilitar a atuação dentro da CACOB. “Achei essa imersão importante na questão de conhecer cada área e saber onde a CACOB vai poder atuar e contribuir. A gente é órgão consultivo e o modelo de gestão que está se apresentando é um modelo participativo de decisão, de colegiado. A CACOB vai estar cada vez mais inserida em cada setor ali para poder contribuir. Vamos nos reunir para poder nos posicionarmos da melhor maneira possível”.
Fotos: Rafael Bello (COB)