COB, CONFEDERAÇÕES E RIO CONVENTION & VISITORS BUREAU SE REÚNEM POR EVENTOS ESPORTIVOS NA CIDADE

Facebook
WhatsApp
Email

O Rio de Janeiro está pronto para receber grandes eventos esportivos. Esse foi o mote de um encontro virtual que reuniu o Comitê Olímpico do Brasil, presidentes e representantes das Confederações Brasileiras Olímpicas e integrantes do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit Rio) nesta terça-feira. A Rio CVB apresentou o seu “Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro sediar eventos esportivos nos próximos 10 anos”, lançado no último dia 31 de janeiro, que é fruto de um convênio com a 2IS, consultoria suíça que monitora oportunidades de eventos desse segmento. O documento aponta 73 torneios de prestígio mundial que a cidade estaria apta a receber.

“A reunião foi muito boa, com o objetivo de promover formalmente uma aproximação entre o Movimento Olímpico e o Rio CVB. A Prefeitura do Rio de Janeiro quer criar facilidades para que eventos esportivos possam acontecer na cidade, que tem estruturas de altíssimo nível, de nível olímpico. Agora é um contato direto entre eles para ver a possibilidade de trazer algum evento para o Rio de Janeiro, seja uma Seletiva, um Brasileiro ou um Campeonato Internacional de acordo com as possibilidades. Cada Confederação vai, a partir de agora, tratar diretamente com o Rio CVB”, disse Rogério Sampaio, Diretor-Geral do COB, que representou a entidade no encontro. Guilherme Schleder, Deputado Estadual e Secretário de Esporte do Município do Rio de Janeiro, e Carlos Werneck, Presidente Executivo da Rio Convention & Visitors Bureau, foram algumas das autoridades presentes ao encontro.

Em 2021, o COB já havia assinado um contrato deparceria com o Rio CVB/Visit Rio para potencializar a captação de eventos esportivos no Rio de Janeiro e alavancar o turismo no pós-pandemia. Agora, o estudo colocou no radar da cidade eventos de impacto mundial, como o Mundial de Futebol Feminino, os campeonatos mundiais de Basquete Masculino e Feminino, o Mundial de Vôlei, o Mundial de Hipismo, o Mundial de Ciclismo e o Mundial de Atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe).

Para essa primeira fase da pesquisa, a consultoria fez contato com 42 empresas e federações e 53 organizadoras de eventos. Entre os critérios considerados estão a atratividade turística, a disponibilidade de espaços existentes, a popularidade e a relevância socioeconômica. A infraestrutura feita pela cidade para receber a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 foi um diferencial na realização do diagnóstico.

A próxima etapa do planejamento orienta a candidatura da cidade como sede para esses eventos, assim como a produção de material de divulgação do destino e a participação em feiras nacionais e internacionais do segmento. O Rio CVB também irá fornecer materiais de promoção do Rio, como vídeos, showcase e galeria de fotos, para os processos de candidatura. Paralelamente, as Confederações vão auxiliar na interlocução com associações e demais entidades esportivas.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.