Com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a CBTE iniciou nesta segunda-feira o Curso para Formação de Treinadores de Pistola – Nível II. O curso está sendo ministrado até sexta-feira pelo técnico ISSF da Federação Portuguesa de Tiro, Francisco Silva. As aulas teóricas são realizadas no Windsor Guanabara Hotel, no Centro, enquanto a parte pratica está programada para o Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro, a partir de quarta-feira.
Um dos pontos abordados por Francisco Silva na abertura do curso foi a importância do comportamento reflexivo do treinador e do atleta.
“Esse comportamento se traduz em síntese na prática de os treinadores se questionarem, de colocarem a si próprio perguntas estruturadas incidindo no vasto repertório de tarefas que lhe cabe realizar, mobilizados pelo objetivo de perseguirem um progressivo e ininterrupto aperfeiçoamento das suas competências”, explica”. “O treinador deve demonstrar competências técnicas no processo de treino; dar importância à definição de objetivos e criar ambientes adequados durante a prática do treino”, completa Francisco.
O técnico destacou ainda que o desenvolvimento e o exercício do comportamento reflexivo, do hábito de autoavaliação e de refletir sobre si próprio carece de elementos objetivos que vão servir como instrumento de apoio fundamentais, que são o Dossiê do Treinador e o Dossiê do Atleta.
O primeiro dia do curso também foi marcado pela interação entre os participantes e o técnico Francisco Silva. Foram várias perguntas e dúvidas respondidas e explicadas com a experiência de mais de 28 anos na modalidade.