O presidente da Comissão de Atletas e membro do Comitê Executivo da ISSF, Cassio Rippel, participou na semana passada do Simpósio Anual da WADA 2025, em Lausanne, na Suíça. O evento desse ano teve como tema “Indo Mais Longe Juntos” e deu início ao Plano Estratégico 2025-2029 da entidade internacional. O presidente da WADA, Witold Bańka, deu início ao evento de dois dias pedindo a colaboração contínua entre os membros da comunidade antidoping.
“Foi uma grande oportunidade de estar em contato com nossos amigos do Conselho de Atletas da WADA. O novo Plano Estratégico da WADA estabelece uma política centrada no atleta e isso é ótimo para todos os atletas do mundo. Também nos permite estar atualizados sobre todo o desenvolvimento tecnológico em antidoping com IA, além de acompanhar os avanços de inteligência e investigação dentro da comunidade antidopagem”, explica Cassio Rippel.
O programa do Simpósio apresentou 15 sessões informativas e interativas que abrangem uma ampla gama de tópicos sobre antidoping.
“Um ambiente esportivo limpo é direito de todos os atletas. Nós treinamos e dedicamos nossas vidas ao Tiro Esportivo e merecemos poder competir em um ambiente livre de doping. Ter certeza de que nossas vozes estão sendo ouvidas no desenvolvimento do novo Código Mundial Antidopagem de 2027 é gratificante”, destaca Rippel, que também é membro do Comitê Diretor da Declaração de Direitos e Responsabilidades dos Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O Simpósio Anual da WADA reuniu profissionais antidopagem de Federações Internacionais, Organizações Antidopagem Nacionais e Regionais e Organizações de Grandes Eventos, bem como atletas, governos, laboratórios credenciados pela WADA, unidades de gestão de passaportes de atletas, provedores de serviços, pesquisadores e mídia internacional. O Brasil contou com diversos participantes no evento como Emanuel Rego, diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB); Adriana Taboza, presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD); além de outros membros do COB, ABCD, Ministério do Esporte, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) entre outros.