BRASIL ASSEGURA DUAS VAGAS OLÍMPICAS E CONQUISTA O MAIOR NÚMERO DE MEDALHAS NO CAT

Facebook
WhatsApp
Email

Ao final da competição que reuniu 267 atletas de 19 países, realizada no Centro Nacional de Tiro Esportivo, RJ, entre 19 e 26 de novembro, o Brasil finalizou sua participação com duas vagas para os Jogos Olímpícos de Londres 2012. Na prova Pistola 25m Feminino, com o alvo a uma distância de 25 metros, Ana Luiza Ferrão Mello, venceu a prova e conquistou a única vaga em disputa, vale lembrar que Ana Luiza poderá disputar, caso deseje, a prova de Pistola de Ar, modalidade também vencida pela atleta. Pelas regras da Federação Internacional de Tiro Esportivo, o atleta que vencer uma das duas provas, tem direito a participar das duas. Sorte da mexicana Alejandra Zavalla, que ao terminar a prova de Pistola de Ar em segundo lugar, herdou a vaga aberta por Ana Luiza.

A atleta já faz planos para 2011, quando pretende participar das 4 Copas do Mundo de Tiro e dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, para se manter em atividade e poder competir com as melhores atletas do mundo, já visando os jogos de Londres 2012.

A outra vaga brasileira ficou com o atleta do tiro ao prato, Filipe Fuzaro, que ao vencer a prova da Fossa Double Masculino, também carimbou sua ida a Londres. Na final, quando os atletas devem acertar 50 pratos, a disputa foi de tirar o fôlego. Filipe, que havia dominado a etapa classificatória, garantiu o primeiro lugar em uma disputa emocionante com o americano Ian Rupert, mas ao final o brasileiro explodiu de alegria ao vencer a final por uma diferença de apenas 1 prato, fazendo com que a torcida brasileira, presente ao stand de tiro ao prato, fosse ao delírio. Filipe, que ficou em quarto lugar, no Pan do Rio 2007, também pretende participar do maior número de competições em 2011, aproveitar o seu momento de ascensão, e disputar com os melhores, para fazer bonito em Londres.

Outros atletas brasileiros irão buscar vagas olímpicas, em 2011. Julio Almeida, demonstra muita confiança na conquista. Após deixar escapar a vaga no último disparo, na categoria Pistola de Ar, Julio mira as etapas das Copas do Mundo, em 2011. O atleta quer assegurar sua vaga em uma das etapas, e se depender dele, isso acontecerá logo na primeira a ser disputada, em Sidney, Austrália, no mês de março de 2011. Felipe Wu, medalhista de prata, também na Pistola de Ar, nos Jogos Olímpicos da Juventude Singapura 2010 e campeão da categoria júnior do Campeonato das Américas, é outro atleta que pretende fazer, das competições de 2011, o principal alvo na obtenção da vaga.

Ao final do Campeonato das Américas, o Brasil terminou a competição com o maior número de medalhas conquistadas, 23, sendo de 10 ouro, 6 de prata e 7 de bronze. Os Estados Unidos ficaram logo atrás do Brasil, com 16 medalhas conquistadas, 9 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze.

As 20 vagas olímpicas foram divididas por 9 países. Os Estados Unidos obtiveram o maior número, com 7 vagas, seguido do México com 4. Brasil e Cuba conquistaram 2 vagas cada e Argentina, Canadá, Chile, República Dominicana e Guatemala ficaram com 1 vaga cada um.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.