APRENDIZADO E CONHECIMENTO NO CURSO INTERNACIONAL DE ARBITRAGEM DA ISSF NO RIO

Facebook
WhatsApp
Email

Ministrado pelo árbitro ISSF Alfredo Lália Filho e tendo como árbitro auxiliar o diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, Wissam Elias Maalouf, começou nesta quinta-feira, na sede da CBTE, no Rio de Janeiro, o Curso Internacional de Arbitragem da ISSF de Carabina e Pistola. Além da parte teórica, os nove participantes estão tendo a oportunidade de ouvir a experiência de dois profissionais que estiveram presentes nas principais competições internacionais organizadas pela Federação Internacional.

“A importância do curso internacional de arbitragem é a possibilidade de termos representantes nas competições organizadas pelo ISSF no mundo inteiro. Temos um grupo de juízes muito bom e bastante capazes, mas formados no Brasil e exercendo a função no país. E esse curso é fundamental para que eles possam alçar novos voos em competições de nível continental e depois mundial”, explica Alfredo, com 53 anos dedicados ao tiro esportivo.

Segundo o árbitro ISSF, durante quatro dias não existe a pretensão de ensinar as regras porque os participantes já conhecem e atuam como juízes.

“De certa forma queremos mostrar para eles como agir rapidamente exercendo a regra durante a competição. Essa habilidade é que eles precisam ter numa língua estrangeira, no caso o inglês, mostrando o caminho das pedras para que possam usar as regras numa língua que não é a nossa com eficiência e aplicar elas corretamente durante a prova”.

Há muitos anos a arbitragem brasileira está conceituada entre as melhores do mundo graças ao excelente nível técnico e qualificação dos nossos profissionais.

“Em 2016, antes do Brasil sediar os Jogos Olímpicos, o presidente e o secretário geral da Federação Internacional (ISSF) vieram algumas vezes ao Brasil com medo de que a arbitragem brasileira não conseguisse realizar com êxito sua função. E nós preparamos um grupo de juízes e fizemos um curso de formação no Rio de Janeiro. Depois os melhores alunos que se destacaram eu fui com eles participar de competições nos Estados Unidos, na Argentina e em outros países. Ao final da Olimpíada, pela primeira vez, o vice-presidente da ISSF, o americano Gary Anderson, que foi campeão mundial de tiro esportivo, elogiou a arbitragem brasileira e destacou que nunca uma Olimpíada foi tão bem arbitrada como a do Rio de Janeiro”, completa Alfredo.

O Curso Internacional de Arbitragem da ISSF de Carabina e Pistola é organizado pela CBTE, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Fotos do Curso de Arbitragem

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.