Antidoping

Antidoping - Confederação Brasileira de Tiro Esportivo

A CBTE apoia as iniciativas da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), com o propósito de orientar e educar os atletas para prevenir o doping e proteger os valores olímpicos.

As orientações abaixo são apenas um resumo dos principais pontos sobre o assunto. Para mais orientações acesse o site das entidades reguladoras.

Substâncias e Métodos Proibidos (atualização 2021)

Atualizada pela WADA anualmente incorpora as substâncias que fazem mal à saúde do atleta, promovem aumento do desempenho, são contrárias ao espírito esportivo, capazes de impedir a detecção de outras substâncias proibidas (como os diuréticos) ou não aprovadas para o uso humano.

Suplementos Alimentares

Uma nutrição adequada é a melhor e mais segura forma de facilitar o desempenho do Atleta, promover o esporte limpo e estabelecer hábitos alimentares saudáveis e duradouros.

Alguns suplementos oferecem risco à saúde do Atleta e podem causar um exame positivo para doping.

Autorização de Uso Terapêutico

AUT é a Autorização de Uso Terapêutico que excepcionalmente permite ao atleta utilizar medicamentos que contenham Substâncias ou Métodos Proibidos em caso de problemas de saúde, desde que não exista uma opção de tratamento alternativo ou desde que obedeça a todos os critérios que estão presentes no Padrão Internacional para Autorização de Uso Terapêutico da Agência Mundial Antidopagem – AMA.

Direitos e Deveres dos Atletas

Um dos propósitos do Código Mundial Antidoping é proteger o direito do Atleta de competir em um ambiente livre de doping.

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.