A Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA) publicou a lista anual atualizada de substâncias e métodos proibidos, além do programa de monitoramento, que entraram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023. A listagem está traduzida para o português. Clique aqui.
A ABCD tem por atribuição e responsabilidade realizar essa atividade de tradução e divulgação da lista, que impacta, inclusive, na conformidade do Brasil perante a AMA-WADA” – Luisa Parente, secretária nacional da ABCD
“A ABCD tem por atribuição e responsabilidade realizar essa atividade de tradução e divulgação da lista, que impacta, inclusive, na conformidade do Brasil perante a AMA-WADA”, ressaltou Luisa Parente, secretária nacional da ABCD.
A partir da lista, a ABCD realiza atualizações no conteúdo de educação antidopagem, bem como na ferramenta de consulta construída junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Check Jogo Limpo.
“Um lembrete que gostamos de reforçar para os atletas é que eles tenham sempre à mão a lista para consulta. Inclusive, a ABCD possui a ferramenta ‘Check Jogo Limpo’ que permite a consulta digital de medicamentos sintéticos para saber se na composição deles há alguma substância proibida”, reforçou Luisa Parente.
Desde 1º de janeiro, atletas, federações internacionais e confederações passarão a adotar as novas regras da Agência Mundial. A lista da AMA-WADA designa quais substâncias e métodos são proibidos em períodos de competição e fora de competição. Além disso, o documento traz uma relação de substâncias banidas em esportes específicos e as diretrizes preventivas a fim de garantir o esporte limpo e justo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Cidadania