A Diretoria Técnica da WRABF fechou o calendário 2023 com boas notícias e excelentes resultados! Os destaques foram o número de atletas inscritos na Etapa Final do Campeonato Brasileiro, disputado em novembro, no Rio de Janeiro, e o resultado obtido pelos atletas brasileiros no 5º Campeonato Mundial da WRABF, na cidade de Plzen, na República Tcheca, de 24 de julho a 4 de agosto.
A Etapa Final do Campeonato Brasileiro, no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), registrou um aumento de 20% no número de inscrições (média), especialmente nas divisões das Carabinas Rimfire (+81%). Nos três dias da competição, 95 atletas participaram da prova num total de 252 inscrições e a apuração eletrônica de 354 cartões (8850 alvos).
No âmbito internacional, o destaque foram as conquistas dos oito atletas brasileiros que marcaram a quinta participação consecutiva do Brasil em eventos Mundiais, dessa vez na cidade tcheca de Plzen. Em mais uma performance histórica para o tiro esportivo brasileiro, o hino nacional do Brasil foi ouvido três vezes durante a cerimônia de premiação, com os brasileiros ocupando o pódio em cinco cerimônias de premiação. Agora é esperar pelo Bolsa Atleta Internacional referente à 2023, já solicitada por seis atletas e reconhecido com mérito pelo Ministério do Esporte:
. Campeão Individual Air Ligth Varmint: Edgard Neto Silva
. Campeão Individual Air duas armas – LV e HV: Edgard Neto Silva
. 3º lugar Individual Air Heavy Varmint: Denison Madureira
. Campeões por Equipe – Air Heavy Varmint: Aluísio Albuquerque, Denison Madureira e Leandro Rentes
. 2º lugar por Equipe – Aid Light Varmint: Edgar Neto, Itamar Bento e Marcelo Murias
Também representaram o Brasil na competição os atletas Ciro Porto e Esdras Medeiros, veteranos na divisão Rimfire.
Para o ano de 2024, a expectativa da Diretoria é ainda mais promissora, considerando as alterações do Regulamento Internacional da WRABF, a inclusão de provas internacionais no calendário da CBTE e a revisão e adequação do Regulamento do Campeonato Brasileiro. As novidades estarão disponíveis no site da CBTE ainda esse mês, trazendo inclusive as mudanças nos nomes das divisões e os critérios para a formação de equipes brasileiras para as provas internacionais, além da versão traduzida do novo texto do Regulamento da WRABF.