A 200 DIAS DO PAN, COB ACELERA PLANEJAMENTO E MIRA RECORDE NA DELEGAÇÃO

Facebook
WhatsApp
Email

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 se aproximam e os preparativos do Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguem a todo vapor. Faltando 200 dias para a competição continental, a entidade trabalha intensamente em cima de um minucioso planejamento para oferecer as melhores condições à delegação brasileira, que poderá ser a maior da história do país em uma edição disputada no exterior. Atualmente, o Time Brasil já conta com 432 vagas garantidas e a projeção do COB é de que esse número supere os 600. Em Toronto 2015, recorde até então, o país foi representado por 590 esportistas.

“Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago teremos uma delegação composta por mais de 600 atletas e em torno de 1000 pessoas no total. Será uma operação muito complexa, mas temos muita confiança no trabalho minucioso de planejamento que vem sendo desenvolvido por toda equipe do COB e das confederações. Não tenho dúvidas de que o Movimento Olímpico Brasileiro chegou a um nível de maturidade em que o resultado é o nosso grande objetivo. Como chefe da missão, não me faltará esforço, comprometimento e dedicação para que os nossos atletas possam chegar aos Jogos unicamente com a preocupação de realizar os seus treinamentos, descansarem e poderem ter o melhor desempenho, usufruindo de toda estrutura que o COB oferecerá”, afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, que será o chefe da Missão Brasileira nos Jogos Pan-americanos.

Um dos principais objetivos do COB em Santiago será garantir o maior número possíveis de vagas para os próximos Jogos Olímpicos. Serão 33 modalidades classificando atletas para Paris 2024, sendo 21 de maneira direta e 12 distribuindo pontos para os seus rankings.

“Os Jogos Pan-Americanos de Santiago terão grande importância para o COB, pois distribuem um grande número de vagas, classificando atletas direto para os Jogos Olímpicos de Paris. Então, Santiago é um caminho para que o Brasil chegue muito bem preparado aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Temos pela frente ainda um desafio grande que é a manutenção do Brasil no Top 3 das Américas. Tivemos um resultado espetacular em 2019, ficando na segunda colocação no quadro de medalhas, à frente do Canadá, o que é super relevante para gente. Vamos buscar esse mesmo caminho”, afirmou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.

Das 432 vagas já garantidas, 77 vieram dos Jogos Pan-Americanos Jr, realizados em Cali, em 2021, sendo que 36 delas já são nominais. Através do Programa Conexão Santiago, o COB vem oferecendo suporte para o desenvolvimento destes jovens atletas visando suas participações em Santiago 2023.

Representantes do COB estiveram em Santiago no fim de março para vistorias nas principais instalações e na Vila Pan-americana para definição de detalhes da operação. Dando sequência ao planejamento, o COB reuniu na última semana pela primeira vez os chefes de equipes das modalidades para compartilhar uma série de informações e apresentar os detalhes da operação e serviços da entidade em diversas áreas. Os 55 chefes de equipe participarão de um curso de capacitação, organizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro, para prepará-los da melhor maneiro para exercerem essa importante função. A ideia é que estes profissionais sejam preparados também para exercerem a função nos Jogos Olímpicos de Paris.

Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 serão disputados de 20 de outubro e 05 de novembro, em 26 áreas de competição espalhadas por quatro regiões do país: Metropolitana Valparaíso, O’Higgins e Biobío e seis sub-sedes. Além da capital chilena, a competição será disputada em Los Andes, Quillota, Viña del Mar/ Valparaiso, Algarrobo, Pichilemu e San Pedro de La Paz.

A expectativa é que a competição, a maior da história do Chile, reúna 7.000 atletas de 41 países, disputando 39 esportes. O megaevento continental terá 33 das 61 disciplinas como classificatórias para Paris 2024, sendo 21 de maneira direta e outras 12 distribuirão pontos para rankings olímpicos ou valerão marcas necessárias à classificação.

O Brasil tem como objetivos garantir o maior número de vagas nos próximos Jogos Olímpicos e repetir o desempenho histórico de Lima 2019. Nos últimos Jogos Pan-Americanos, o Brasil quebrou os recordes de medalhas de ouro (54) e do total de pódios (169), repetindo o desempenho da edição São Paulo 1963, quando terminou o evento no segundo lugar do quadro geral de medalhas, atrás somente dos Estados Unidos.

Foto: Jonne Roriz / COB
Fonte: COB

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.