Cursos para Formação de Árbitros Nacionais e Internacionais (ISSF), ministrados pelo diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, Wissam Maalouf, e pelo árbitro ISSF Alfredo Lália Filho; Workshop Internacional de Tiro ao Prato, ministrado pelo técnico italiano Daniele Di Spigno; Curso para Formação de Treinadores de Carabina e Pistola ministrado pelos técnicos ISSF da Federação Portuguesa, Francisco Silva e Luís Felipe Bastos; Treinamento de Desenvolvimento de Tiro ao Prato para Juniores e Damas; Semanas de Treinamentos e Provas Centralizadas de Carabina e Pistola; Curso de Arbitragem de Carabina, Rifle e Pistola. Esses foram alguns dos eventos realizados pela CBTE, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil, em inúmeros estados visando o aperfeiçoamento do seu quadro de profissionais e atletas.
Além dos Campeonatos Brasileiros de Carabina, Pistola, Rifle, Tiro ao Prato – Fossa e Skeet, TRAP Nacional e Carabina Field Target e dos Regionais, a Confederação organizou quatro competições internacionais no mês de setembro, no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro: a VIII Copa Sudamericana de Rifle e Pistola; a Copa Sudamericana Rio de Janeiro de Fossa Olímpica e Skeet, o Grand Prix Marcos Olsen de Tiro ao Prato e a Copa do Mundo do Rio de Janeiro de Carabina e Pistola.
“A realização desses quatro eventos internacionais no Brasil demonstra a seriedade, o respeito e a confiança que o Ministério do Esporte, COB, Exército e ISSF têm na CBTE. Vale ressaltar que essas instituições também referendam a Confederação. Além disso, comprova o nível técnico do tiro esportivo e olímpico em nosso país e a credibilidade da CBTE nacional e internacionalmente”, explica Jodson Edington, presidente da CBTE.
Destaque também para a participação da CBTE, em parceria com a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), na COB EXPO, a feira de todos os esportes, realizada no Pro Magno Centro de Eventos (SP). Durante cinco dias a Confederação teve disponível um espaço para que o público conhecesse um pouco mais sobre o esporte que deu as primeiras medalhas olímpicas para o Brasil nos Jogos de Antuérpia, em 1920. E quem visitou o estande, teve ainda um instrutor à disposição para ensinar o manuseio da Carabina de Mira Aberta. Também estiveram presentes Felipe Wu, medalha de prata na Olimpíada Rio 2016, e Philipe Chateaubrian, atleta classificado para os Jogos Olímpicos Paris 2024 na Pistola de Ar 10m.
Para promover o crescimento da modalidade e aumentar o número de praticantes em todo o país, a CBTE lançou em novembro uma novidade na Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – TRAP Nacional: a categoria TRAP 50, que será disputada em três classes, Sênior, Dama e Júnior e faz parte do calendário 2024.